O que é melhor: logística própria ou terceirizada?
A logística é a parte mais sensível de todo e-commerce. Se mal projetada, pode se tornar um gargalo com impacto direto na satisfação do cliente. Entrega rápida é o que todo e-consumidor quer. Quando o atraso acontece, a reputação da loja fica arranhada. E isso nenhum lojista quer, certo?
Uma das dúvidas que surgem ao planejar a logística da operação é a escolha por fazer isso internamente ou terceirizar. Rafael Mendes, CEO & Founder da ASAP Log, afirma que, na prática, é preciso mapear os custos envolvidos com a operação logística para fazer a melhor escolha. Abaixo, ele elenca uma série de itens que impactam nesses custos. Confira:
Pessoas
A dica de Mendes é atentar para salários, encargos, benefícios (como vale-alimentação, refeição, transporte, plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, etc.), férias, 13° salário, hora extra, participação nos lucros, abono, recrutamento e seleção, exames periódicos, verbas rescisórias, reclamatória trabalhista, entre outros.
Infraestrutura
Aluguel, depreciação, energia elétrica, água e esgoto, telecomunicação (telefonia e internet), serviços de segurança, limpeza e manutenção predial.
Equipamentos
Depreciação, manutenção preventiva/corretiva, substituição e locação (se houver).
Insumos
Aquisição de embalagens, incluindo: caixas de papelão/plástica, fita adesiva e/ou gomada, plástico bolha, filme strech, fita de arquear, etiquetas e reebons para impressora térmica e qualquer outro que possa ser necessário para a operação e administração.
Financeiro
Juros e outras taxas pelo empréstimo para aquisição de imóvel (caso seja comprado), equipamentos, capital de giro, entre outros.
Seguro
Prédio e conteúdo.
Mendes observa que grande parte, se não todos os custos listados são fixos, quando a logística é feita internamente. “Quando terceirizados, os serviços podem ser cobrados de diferentes formas pelo Prestador de Serviços Logísticos, geralmente com uma parte dos valores fixa e outra variável. Entretanto, é sempre possível calcular o custo total e unitário. Para isso utilize previsões futuras e/ou histórico realizado, para prever os valores”, aconselha.
Ele também recomenda analisar minuciosamente o que está e o que não está incluso nos serviços ofertados e o valor mínimo a ser faturado. Por fim, Mendes lembra que para tomar a melhor decisão, o lojista deve considerar outros aspectos importantes que vão além do financeiro.
Categoria: Dicas