Vídeo é boa estratégia para aumentar a conversão no e-commerce
No e-commerce, quando o básico já foi feito, ou seja, o lojista já tem um bom volume de visitas na loja e os produtos têm boas fotos, uma descrição bem feita e uma grade de produtos completa, o que falta para ajudar o cliente a tomar a decisão de compra? A dica de ouro é investir na produção de vídeos.
O consultor de e-commerce da Rakuten, Davi Frate, sugere que no início o lojista invista nos chamados “Killers Product”, produtos que são o carro chefe do e-commerce. “Os vídeos são uma forma poderosa de demonstrar de forma completa o produto, tirar dúvidas de como usá-lo e engajar o cliente. É mais atraente para o visitante decidir por um produto com o auxílio de um vídeo. Nele, você detalha as vantagens e benefícios de forma muito mais envolvente”, diz.
Frate assinala que a utilização de vídeos no e-commerce tem proporcionado uma nova e poderosa maneira de expor os produtos. Segundo ele, vários grandes lojistas estão criando vídeos cada vez mais sofisticados, para tirar proveito de engajamento do espectador. E isso tem fundamento. Segundo o Treepodia, 96% dos consumidores acham que o vídeo de produto é útil para ajudá-las a tomar a decisão na hora da compra, outros 58% acham que lojistas que têm vídeos de produtos são mais confiáveis que lojistas que não têm e 71% dos consumidores têm percepção de que o lojista que utiliza vídeos tem maior domínio sobre o que está vendendo.
Além de tudo isso, estudos sugerem que vídeos podem aumentar em até 30% a taxa de conversão, mas Frate lembra que é preciso seguir algumas regras. “Faça vídeos alto astral. Pessoas compram satisfação, então crie vídeos onde os clientes se sintam motivados a comprar o produto. Não crie vídeos muito longos, pois o efeito pode ser negativo. Seja direto, demonstre os benefícios com objetividade e clareza, e o mais importante, faça vídeos com qualidade de edição e imagem, e nunca destaque o preço do produto. Um vídeo mal feito pode passar má impressão”, adverte.
Vídeos ajudam a melhorar o SEO
Esses pontos acima foram apenas alguns dos benefícios diretos na utilização do vídeo. Vídeos também ajudam o trabalho de otimização em SEO. Segundo Frate, vídeos de boa qualidade e bem otimizados indexam muito bem no Google quando colocados no YouTube. “O Google favorece os vídeos nos resultados de busca. Além disso, um aumento no ranking pode ser esperado. O Google e o YouTube estão mudando continuamente os algoritmos de busca para vídeo, a fim de determinar a forma de apresentar os resultados que os usuários desejam, de forma mais relevante”, explica.
Categoria: Dicas