Disputa entre Serra e Dilma expande-se para as redes sociais
Se o potencial da internet é motivo de grandes expectativas em relação às eleições deste ano, uma das ferramentas da web – o Twitter – se tornou palco digital privilegiado para os candidatos. E, nesse quesito, os pré-candidatos a presidente Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) têm sido responsáveis por mobilizar as atenções no microblog.
Levantamento inédito feito entre 12/4 e 23/4 pela E.Life, empresa brasileira especializada em monitoramento de redes sociais, aponta que os dois pré-candidatos foram mencionados em 6,2 mil tweets, que causaram impacto em cerca de 7 milhões de usuários do Twitter no período (a esse respeito, cabe observar que não se trata de usuários únicos, pois o mesmo internauta pode ter sido impactado mais de uma vez). Segundo a E.Life, a duplicidade, neste caso, não deve ser desprezada ou vista como erro, porque significa que o mesmo usuário foi impactado em situações diferentes e por mensagens distintas.
No período da pesquisa, foram postados 3,2 mil tweets sobre Dilma, que atingiram 3,8 milhões de seguidores. No caso do rival do PSDB, foram cerca de 3 mil tweets, que abrangeram 3,3 milhões de seguidores.
Os dados foram coletados por meio do TweetMeter, software desenvolvido pela própria companhia para medir o boca-a-boca no Twitter. Os tweets se referem apenas a mensagens no idioma português.
Associação de palavras
No caso da representante do PT, os sinais, palavras e abreviaturas mais associados a ela na fase de realização do levantamento foram, além de dilma e rousseff, também rt (retuíte), pt, brasil, campanha, twitter, vote, continua, pesquisa, serra, candidata, lula, presidência, declaração, marina.
No ranking dos hashtags, #dilma, #lula, #pt, #dilmentira, #folhaonline, #datafolha, #serra, #veja, #eleições2010, foram as mais tuitadas.
Em relação a José Serra, os sinais, palavras e abreviaturas mais citados – também já levando em consideração josé e serra – foram ibope, presidente, veja, dilma, candidato, twitter, campanha, rt (retuíte), fhc, lula, marina, brasil, tucano, globo, aécio, psdb.
Na lista de hashtags, aparecem em destaque #mobilizapsdb, #serrapresidente, #serra, #obrasilpodemais, #nordestepodemais.
O software TweetMeter também consegue identificar os usuários com maior poder para propagar o boca-a-boca sobre os candidatos no Twitter.
Para Dilma, os cinco usuários com mais seguidores – e que justamente por isso mais contribuíram para elevar o chamado buzz sobre ela – foram rollingstoneBR (72.27) seguidores), Portal R7 (69.681), Vota Pernambuco (58.825), Renato Flávio (54.299) e Jorge Rodini (53.853).
No caso de Serra, os cinco tuiteiros com maior lista de seguidores foram Lucas Silveira (202.447 seguidores), Elenita Rodrigues (76.654), Jorge Rodini (53.853), Geraldo Cisneiros (52.822) e Joel Doeka (52.679).
O estudo da E.Life também mostra que os tuiteiros de São Paulo encabeçam a relação de comentários sobre os dois pré-candidatos. Eles são seguidos pelos usuários do Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Recife e Belo Horizonte.
Os tuiteiros que publicaram mais comentários sobre Dilma foram rt_serra, evandronogueira, andré_martins, portalgp1 e blogdadilma13, entre outros. No caso de José Serra foram rt_serra, muniversos, aldonunes13, oConsciente, psdbmg,BlogdoAmorim, etc.
Como funciona a ferramenta
Destinado a empresas e agências digitais e de publicidade, o software TweetMeter faz um mapeamento do que os usuários comentam sobre cerca de 1,5 mil marcas. Ela também identifica a repercussão de diversos temas, como política, mídia, esportes ou economia, e as URLs (endereços de internet) mais linkadas.
O TweetMeter permite, por exemplo, descobrir quem são os tuiteiros mais influentes, o que eles dizem e o impacto de suas mensagens – quantos retuítes alcançam.
“No caso do levantamento com Dilma e José Serra, monitoramos os tweets relacionados aos dois pré-candidatos. A ferramenta tem filtros para eliminar erros e mensagens que não têm a ver com eles”, afirma Alessandro Barbosa Lima, um dos sócios da E.Life.
Categoria: Notícias, Redes Sociais