Pesquisa revela como obter melhor performance com posts no Twitter

| 29/06/2012 - 10:39 AM | Comentários (2)

Embora apenas 19% dos tweets comerciais sejam publicados nos finais de semana, as interações nestes dias são 17% maiores que nos dias da semana, segundo um relatório publicado em junho de 2012 pela Buddy Media (Clique aqui para ler). Em alguns setores o desempenho pode ser ainda melhor: o nível de engajamento para marcas de esporte é 52% maior que de segunda a sexta. Além disso, empresas de moda também apresentam desempenho superior nos finais de semana (+30%), apesar de apenas 12% dos tweets serem realizados neste período. Para o setor editorial, a melhor performance é obtida aos sábados, porém, somente 7% das publicações ocorrem neste dia. E para o setor de entretenimento, domingo e segunda são os dias mais indicados, atingindo uma taxa de interação 23% maior que a média.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Bit.ly, em Maio de 2012 (Clique aqui para ler), os usuários do Twitter clicam mais em posts de empresas no início da semana (de segunda a quinta). No entanto, um estudo apresentado em janeiro pela Hubspot e Zarrella, o qual analisou mais de 200.000 posts publicados no Twitter, contesta este resultado, concluindo que as taxas de cliques (CTRs) são maiores na sexta, sábado e domingo.

Usuários interagem mais durante o horário comercial

A pesquisa da Buddy Media também mostra que tweets quando publicados entre às 08:00 AM e 19:00 PM (horário comercial) recebem engajamento 30% maior quando comparado aqueles publicados em horários não comerciais. Quando analisado somente os tweets que contêm links, o melhor horário é entre 13:00 e 15:00 PM.

Curiosamente, porém, outro estudo da Buddy Media sugere que o engajamento de posts no Facebook é 17% superior fora do horário de comércio. Já a pesquisa da Bit.ly sustenta que os links publicados entre 1-4 da tarde apresentam taxas de cliques acima da média.

Empresas devem convidar os usuários para retweetar

O relatório da Buddy Mídia diz que tweets com mensagens que incitam os usuários a retweetarem possuem taxas de retweet 12 vezes maiores quando comparadas àquelas que não contêm este pedido. E, no entanto, apenas 1% das marcas utiliza esta estratégia.

Este resultado é semelhante ao encontrado no estudo da Hubspot e Zarrella, o qual descobriu que tweets que continham a frase “retweete, por favor” foram retweetados quatro vezes mais que aqueles que não continham uma chamada à ação.

Outros resultados importantes:

De acordo com a Buddy Mídia, quanto menor for à quantidade de tweets, maior é a taxa de interação. O número ideal de tweets diários é de 1 a 4, embora apenas um tweet publicado por dia possua individualmente o melhor desempenho.

Tweets que contêm menos do que 100 caracteres possuem 17% mais interação quando comparados a tweets maiores que este tamanho.

Posts que contêm links apresentam taxas de retweetes 86% mais elevadas que aqueles que não possuem.

Tweets com hashtags recebem o dobro do engajamento quando comparado aos que não contém. No entanto, apenas 24% dos tweets comerciais incluem hashtags.

Publicações no Twitter com links de imagens também têm o dobro da taxa de engajamento em relação aos que não possuem.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (2)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Diogo Barreto disse:

    Vocês tem o link da fonte dessa pesquisa?

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.