Ofertas com Selo de Oferta Black Friday são legítimas, garante executivo
Se colocarmos na balança como foi a experiência dos consumidores brasileiros durante o Black Friday 2012, podemos perceber que poderia ter sido um pouco melhor. Isso porque, de acordo com dados do Provar – Programa de Administração de Varejo, a edição realizada em novembro último apresentou alta de 0,26% no preço de mais de 1.000 produtos.
Mas, em alta também esteve o número de reclamações, tanto nas redes sociais, quanto nos órgãos de defesa do consumidor. O Procon-SP, por exemplo, notificou sete lojas que tiveram alto índice de reclamações, dentre problemas na entrega, lentidão no site e preços inflacionados.
Apesar de as acusações de maquiagem de preços, Pedro Eugênio, CEO da LeadMedia Publishing, responsável pelas ofertas no BlackFriday.com.br, assegura ao E-Commerce News, que no site oficial do evento só foram publicadas promoções que ofereciam ofertas legítimas. “Fizemos a curadoria das ofertas recebidas para ajudar o consumidor a economizar nas suas compras. O desconto médio encontrado no BlackFriday.com.br ficou entre 20% e 30%, com desconto máximo de 75% em produtos específicos”, explica.
Ele acrescenta ainda que o processo da análise interna para legitimar as promoções divulgadas no portal, passa pelo aval da equipe do Busca Descontos e do Shopbot, ferramenta de pesquisa de produtos dedicado às compras na internet, a fim de se chegar a uma análise de preço médio, em que os aprovados recebem o Selo de Oferta Black Friday, ressalta. “Também disponibilizamos o botão – Denuncie – para o consumidor que identificar algum caso de falso desconto. Se confirmado, a oferta é banida do site. Além disso, para maior segurança, orientamos o consumidor a utilizar o canal oficial – BlackFriday.com.br – para acessar ofertas ao invés de ir direto ao site do varejista”, recomenda.
Como medida preventiva e, forma de garantir que os varejistas apliquem índices de descontos dentro da legalidade, o CEO enfatiza ainda que, nesta recente edição do Black Friday, os comerciantes também receberam orientações para agirem dentro do que foi combinado. “Orientamos as lojas sobre tal procedimento, deixando claro, a possível exclusão da oferta no site caso venha a ser identificada como falsa. E, realmente, em alguns casos, foi o que aconteceu”, afirma.
De acordo com o executivo, a má repercussão não compromete a realização de futuras edições do evento no Brasil. “Acredito que a repercussão negativa é o início do processo de estabilização da prática de eventos com descontos no Brasil. Nos EUA também existem reclamações deste tipo. O consumidor está começando a pesquisar mais, a exigir descontos reais e preço justo, e isso é muito bom. O barulho causado pelos consumidores tem sido uma preocupação dos varejistas, que estão aprendendo o peso que tem a repercussão de reclamações nas redes sociais. Nosso papel é constantemente melhorar a Black Friday, e, acredito que a Black Friday está amadurecendo e será um evento melhor a cada edição. O consumidor tem o seu papel importantíssimo na conscientização do lojista, deixou o recado de que está mais exigente e tem poder nas mãos. Além disso, iremos criar cada vez mais serviços para ajudar este consumidor a realizar uma boa compra em eventos como o Black Friday”, garante.
Categoria: Disputas