Todos contra todos e todos contra B2W
Iniciei este artigo pensando em escrever melhor sobre a nova loja online das Casas Bahia, mas ao ler vários artigos pensei em escrever como o varejo online esta se armando para brigar contra a B2W.
No final de 2008 tivemos a entrada do Walmart nas vendas online (depois leia: http://www.e-commercebrasil.org/?p=192), tivemos também mudanças nas lojas Submarino e Ponto Frio e agora no início de 2009 a entrada da Casas Bahia no mundo das vendas online.
Em 2008 houve também movimentos menores como mudanças nas lojas Colombo, Extra, Magazine Luiza, mudanças de menor impacto, mas mesmo assim mudanças para acompanhar um mercado que cresce em um ritmo muito grande.
Estas mudanças em 2008 que continuaram em 2009 se faz necessário para as lojas que dominam as vendas offline e agora querem abocanhar uma maior fatia do bolo crescente de vendas online. Atualmente a B2W (Americanas, Submarino, Shoptime e Blockbuster) abocanharam mais da metade do bolo de 8 bilhões em 2008. A entrada de grandes varejistas tem o objetivo de quebrar este hegemonia que há anos estão nas mãos das mesmas lojas.
A internet começa virar um território muito mais seguro e robusto e isso faz com que cada vez mais empresas invistam neste canal já que os riscos são cada vez mais próximos dos riscos de abrir uma loja física. Outro fator que faz brilhar os olhos dos empresários é a expansão da internet no Brasil, crescendo em um ritmo muito rápido a internet já passo cerca de 60 milhões de usuários e destes 20% a 25% já compram pela internet, ações futuras como preços mais baixos de conexão web, maturidade dos novos internautas e a conexão cada vez mais presente nos celulares farão com que nos próximos anos tanto a quantidade de internautas continue crescente quanto à quantidade de consumidores online.
Por este mercado tão crescente e mais seguro as lojas que dominam o mercado de vendas offline agora querem dominar o mercado online e para isso muitas investem milhões para iniciar suas lojas de maneira bem agressiva. Algumas iniciam suas lojas online de maneira mais tranquila e acabam não incomodando a supremacia da B2W, mas algumas como Walmart, CasasBahia, Pontofrio, MagazineLuiza e CompraFacil tendem a incomodar a médio prazo.
No mundo físico a briga entre os gigantes é um pouco diferente, grandes redes de lojas brigam por fatias mais volumosas de vendas e isso faz com que a quantidade de empresas se confrontando seja maior e suas diferenças menos gritantes.
Em São Paulo onde as brigas acontecem com maior fervor tanto no mundo físico quanto online podemos notar abaixo como as 3 maiores redes se confrontam. Se você notar, a Casas Bahia tem de clientes ativos o que o Brasil tem de consumidores online, talvez por isso tenham demorado tanto para entrar na briga de vendas pela internet.
Resumindo, pela internet a cada ano se transformar em um terreno menos arenoso, mais e mais lojas investirão neste canal, também é certo dizer que a cada ano que passa mais caro será vender pela internet. Algumas grandes empresas já se movimentaram e estão abrindo seu canal online, mas lembremos que ainda são a minoria das empresas, quando temos um mercado onde apenas uma empresa detém 50% das vendas, só nos resta crer que ainda é um mercado em nascimento e com concorrentes em fase de estruturação. Ainda há muito espaço para vendas pela internet, mesmo que não crescesse nada ainda há espaço para atender onde a Americanas e o Submarino falham, com o crescimento da web como um todo então, é só correr para o abraço.
Categoria: Disputas