Você conhece todos os números de sua loja?
O trabalho para uma loja online dar certo é o mesmo que em uma loja física, ou seja, muuuuito trabalho. Só que no caso do e-commerce os trabalhos são mais focados em números do que no corpo a corpo que acontece nas lojas de rua ou de shopping.
Uma loja só dá certo se seus gestores souberem o que estão fazendo realmente e não ficarem testando no escuro o que aprenderam na faculdade, pós graduação ou mestrado. Para saber o que fazer no e-commerce é necessário analisar com carinho os milhares de números que sua loja irá gerar através de um bom web analytics.
Por isso lhe pergunto, você ou responsáveis da loja VIVEM os números da loja? Digo viver os números porque é isso mesmo que os gestores tem que fazer, acompanhar a cada momento a mudança de cada número e com isso saber onde pode estar o problema quando acontecer.
Abaixo cito alguns números que não podem sair da cabeça do gestor da loja:
- Visitas;
- Visitantes;
- Taxa de rejeição;
- Conversão visita x pedido;
- Índice de novos e antigos visitantes;
- Conversão visita x pedido por tipo de visitante;
- Conversão pedido x venda;
- Visita por fonte de tráfego;
- Conversão visita x pedido por fonte de tráfego;
- ROI (retorno sobre investimento) por fonte de tráfego;
- Visita por cidade e estado;
- Conversão carrinho x pedido por cidade e estado;
- Conversão visita x pedido por cidade e estado;
- Buscas mais realizadas;
- Departamentos ou categorias mais visitadas;
- Conversão departamento x pedido com produtos do departamento;
- Conversão visita produto x pedido produto;
- Ticket médio;
- Faturamento por fonte de tráfego;
- Faturamento total;
Acho que prá começar já esta bom. Um bom gestor deve conhecer estes números históricamente, para que em momentos de queda ou aumento possa rapidamente trabalhar para melhorar a loja em pontos que estão fracos ou bons.
No artigo anterior, sobre o Natal comentei que a crise deve afetar mais os grandes do que os pequenos, disse isso pois sei que a GRANDE maioria não faz bem o trabalho de casa e reclama do mercado, da concorrência… Se sua loja arrumar a casa, certamente irá ampliar sua receita e não sentirá a crise chegar, pois, provavelmente irá pegar os clientes da concorrência.
Categoria: Tutoriais