O que muda com a chegada da Amazon?

| 18/07/2012 - 05:11 AM | Comentários (4)

Agora é oficial. Após rumores em 2011, finalmente está marcada para o final de 2012, obviamente já apostando no Natal a chegada da Amazon oficialmente no Brasil. O maior case de e-commerce da história da Internet mundial, tema de livros, tema de palestras, aulas (inclusive as minhas) vai se instalar no Brasil apostando em um primeiro momento no Natal, onde o e-commerce pretende seguir os últimos anos com crescimento em vendas online acima dos 40% e em um segundo momento no potencial que o Brasil tem para o mercado de e-commerce, um mercado que deve faturar em 2016 a 22 bilhões de dólares, aproximadamente 40 bilhões de reais.

Eu sempre cito nas minhas aulas um diagrama de fácil entendimento para mostrar o por que acredita-se tanto no potencial das vendas online no país. Em um rápido estudo, e aposto nesse estudo, fecharemos o ano de 2012 com uma população aproximada de 200 milhões e fecharemos o ano com quase 95 internautas, ou seja, ainda nem a metade da população terá acesso a web. O número de e-consumidores deve chegar a 40, ou seja, nem a metade de pessoas que acessam a web e apenas 20% da população nacional. Levando em conta que o Brasil é o país que fica mais horas online em todo o mundo, as pesquisas que mostram o quanto o brasileiro é apaixonado pelas Redes Sociais (já somos o 2º país que mais acessa Facebook e Twitter) e o quanto o Mobile cresce, fechando o 1º semestre de 2012 com cerca de 260 milhões de celulares ativos, não é difícil pensar no quanto as vendas online tendem a crescer, ainda mais com o aumento de renda das gerações X e Y.

Acredito que é pensando nisso que a Amazon vai entrar no país. Como toda mega operação ela não virá ao país com toda a sua estrutura. O mercado já aposta que ela virá apenas com produtos 100% digitais, até mesmo pela alta tributação do “país dos impostos”. Seu primeiro objetivo é dominar 90% do mercado de venda de e-books uma vez que os brasileiros já são grandes compradores desse material no site americano, além disso, seria uma estratégia para ampliar as vendas do Kindle.

Mas o que muda no comportamento do e-consumidor? Bom, em um primeiro momento avalio que comprar na Amazon será, como já é, um status. O livro X vai custar (estou supondo) 10% mais caro na Amazon que em qualquer outro varejista online, mas “comprei na Amazon”, para alguns, “os americanos são bem melhores que os brasileiros”. Sindrome do cachorro vira-lata que temos ainda.

Outro fator será o fato da Amazon chegar com muita verba de mídia, o que fará com que os grandes players que temos hoje como Máquina de Vendas, B2W, Magazine Luiza e Nova.com comecem a repensar suas estratégias de mídia para 2013, uma vez que assim como fez a Dafiti no começo do ano passado, eles deverão aparecer em todos os cantos. Mídia espontânea é algo fácil de imaginar devido ao nome da empresa. Vamos lembrar a quantidade de veículos que abordaram o tema com a chegada da Apple ao Brasil e ainda falam.

O mercado de vendas vai mudar. Vai crescer, mais pessoas poderão se “empolgar” para comprar produtos online por que estão comprando na Amazon. Os serviços das concorrentes – já citadas – deverão melhorar e muito para não perder o relacionamento, pois a Amazon vai atrair a curiosidade para ela e pessoas vão sim deixar de comprar um ou outro produto na concorrência pela experiência de compra com a Amazon.

Enfim, vamos esperar para ver, mas muita coisa vai mudar!

Tags: , , ,

Categoria: Cases

Sobre Felipe Morais: Felipe Morais é especialista e autor do livro Planejamento Estratégico Digital. Professor de Pós-Graudação e MBA nas áreas de Marketing Digital e E-commerce. Coordenador do MBA de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Já atuou em empresas como NeogamaBBH, Nova.com, Tesla, TV1.com e Salles Chemestri atendendo clientes como Bradesco, HSBC, Caixa, Chevrolet, Coca-Cola, Vivo, Pirelli e Mercedes-Benz. Atualmente é Gerente de Marketing e E-commerce da Giuliana Flores. Palestrante, consultor e autor do Blog do Planejamento Estratégico digital (plannerfelipemorais.blogspot.com). Diretor de Novas Mídias da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (4)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. wilson Cunha disse:

    Na sua ótica morreram empresa PME ou se fortaleceram com a chegada da Amazon, das empresas que foram citadas, elas perdem clientes?
    dentro da expectativa de chegada devem ter o m-commerce atrelado as facilidades?

    wilson Cunha

    http://www.viewit.com.br

  2. Felipe Morais disse:

    Wilson.
    Não acho que ecommerces PME vão perder audiência, pois há espaço para todos. Acho que os grande sim vão perder para a Amazon. Não tenho dados para me embasar, é uma opinião apenas.

    As facilidades do m-commerce independem da chegada da Amazon. Dependem mais da mente do gestor.

    Abs
    @plannerfelipe

  3. Roberto Gentile disse:

    Ótimo artigo!

    http://robertogentile.wordpress.com/

  4. alvaroz disse:

    Sou cliente da Amazon, praticamente desde sua inauguração.
    O site é disparado o melhor em e-commerce, seja pela variedade, navegação ou qualidade do atendimento.
    Há 2 anos tento re-cadastrar meu mail na Saraiva sem sucesso.
    Não tem status nem complexo de vira-lata – eles tem a força comercial, competência operacional e capital para dominar o mercado.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.