e-bit aponta as marcas de eletrodomésticos mais vendidas na Internet
A e-bit apurou quais são as marcas mais vendidas em eletrodomésticos pela Internet. A categoria foi uma das que apresentaram maior crescimento no ranking de produtos mais vendidos, estando entre as três categorias mais vendidas em junho de 2009.
Analisando os produtos que mais se destacaram na cesta de produtos do consumidor virtual na categoria Eletrodomésticos, a preferência foi por lavadoras de roupas e refrigeradores, ambos com 7% do volume transacional, seguidos por fogões, com 6% de participação, no período entre fevereiro e março de 2009, antes da redução do IPI para a categoria. Já nos meses que sucederam a queda da alíquota (maio e junho), os números aumentaram para 12%, 10% e 10% respectivamente para os mesmos produtos.
Um destaque no período foi a venda de aquecedores de ambiente, que subiu da 19ª posição que ocupava em fevereiro e março, para a 7ª posição. A onda de frio, característica da época, aliada à redução do IPI, foram, provavelmente, dois dos fatores contribuintes para este crescimento.
Se olharmos o market share de marcas por subcategorias do período de 1° de maio deste ano à a 30 de junho, a Consul ficou entre as três primeiras colocadas na venda de refrigeradores, junto com Electrolux e Brastemp. De acordo com dados da e-bit, o “Refrigerador Electrolux Celebrate Blue Touch DF50 430 Litros Branco” teve 71% das vendas destinadas aos homens. Por outro lado, as mulheres foram maioria na comercialização do “Refrigerador Electrolux Cycle Defrost DC33 251 Litros”, com 56%.
O mesmo exemplo pode ser aplicado nas vendas de lavadoras de roupas, que apresentaram Brastemp e Electrolux como as marcas “top of mind” entre os webshoppers na hora de adquirir esse tipo de produto. Isso porque 64% das escolhas por esse produto se concentraram nessas duas marcas. Já os e-consumidores que optaram por comprar uma cafeteira, preferiram as marcas Arno, Electrolux ou Britânia, com 55% das escolhas.
“A carga tributária no Brasil é muito elevada e qualquer redução aplicada na cadeia econômica impacta diretamente no resultado de vendas. Isso ocorreu com
automóveis, eletrodomésticos e outros setores da economia. Na Internet, o impacto é imediato devido à facilidade que os consumidores encontram em buscar informações e comparar preços. Na percepção do consumidor, a redução de preços teve papel fundamental na elevação das vendas”, acrescenta Pedro Guasti, diretor geral da e-bit.
Ao longo do ano, o volume financeiro da categoria Eletrodomésticos – influenciado pela redução do IPI – também aumentou. Para se ter uma idéia, nos meses de fevereiro e março, o e-commerce faturou com a venda de eletromésticos cerca de R$ 242 milhões. Esse número aumentou para R$ 327 milhões em maio e junho, o que representa um crescimento de 35%. O número de pedidos também apresentou crescimento. Foram 388 mil compras de eletrodomésticos, subindo para 475 mil nos respectivos meses, uma alta de 22%.
O consumidor virtual está cada vez mais atento ao mercado e suas oportunidades. Sendo assim, não poderia abrir mão da qualidade dos produtos que escolhe. De acordo com consumidores que responderam a pesquisa de satisfação da e-bit, o liquidificador “Walita RI2044 2 Litros” recebeu nota média de 4,57, em uma escala que vai até 5, analisando-se quesitos como: desempenho, custo-benefício, facilidade de uso, funções e características, durabilidade e qualidade do material. Comparando-se o mesmo produto de outra marca, percebe-se que o consumidor é rigoroso em seus critérios de escolha, já que o liquidificador “Arno Performa Magiclean Chrome 2 Litros” recebeu a média de 4,46 na mesma escala. No entanto, 80% das pessoas que avaliaram o primeiro produto, recomendariam a compra para algum parente ou amigo, enquanto que 100% dos respondentes do segundo liquidificador o classificaram como um bom produto para seus familiares.
Já o tíquete médio de eletrodomésticos sofreu forte variação durante os meses apurados. Em fevereiro e março, o valor médio gasto por compra era de R$ 625,00 e R$ 622,00, respectivamente. Comprovando que as pessoas não só compraram mais, como gastaram com produtos mais caros após a redução do IPI, o valor do tíquete médio em maio e junho cresceu, chegando a R$ 688,00.
Metodologia
– Os consumidores são convidados a responder uma pesquisa de satisfação após realizarem uma compra em lojas virtuais conveniadas a e-bit. Para garantir a credibilidade e integridade dos dados, o sistema assegura que somente compradores efetivos preencham as pesquisas.
– A satisfação geral é avaliada levando-se em conta 10 quesitos: Facilidade de Comprar, Seleção de Produtos, Informação sobre os Produtos, Preços, Navegação, Entrega no Prazo, Qualidade dos Produtos, Qualidade do Atendimento a Clientes, Política de Privacidade e Manuseio e Envio dos Produtos.