Preços no e-commerce cedem 0,42% em fevereiro, diz FIPE/Buscapé

| 12/03/2013 - 15:17 PM | Comentários (0)

grafico

Em Fevereiro/13 o Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de -0,42%. Esta queda confirma a tendência deflacionária observada ao longo do tempo, e interrompida nos meses de Jan12 (0,90%) e Jan13 (2,39%), que possivelmente expressam um comportamento estacional dos preços no e-commerce.

Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)

tabela-11

Dos 10 grupos de produtos, apenas três apresentaram aumento de preço no mês de fevereiro/13 no e-commerce, conforme a figura 2: Casa e Decoração (1,62%), Brinquedos e Games (0,45%) e Eletrodomésticos (0,02%). Entre os 7 grupos de produtos que apresentaram queda mensal de preço em fevereiro/13 destacaram-se os seguintes: Fotografia (-1,65%), Moda e Acessórios (-1,39%), Eletrônicos (-0,94%), Esportes e Lazer (-0,47%) e Informática (-0,27%).  Das 151 categorias de produtos pesquisadas, 97 – ou 64% – tiveram uma queda média de preço de -0,78%, enquanto 54 tiveram aumento médio de preços de 0,68%, em fevereiro/13. Os produtos com maiores quedas de preços foram: “chuteira” (-4,52%), “toner para impressora” (-3,83%), “climatizador” (-3,11%), “câmera digital” (-1,76%), “tênis” (-1,58%), “mouse” (-1,57%), “blue-ray player” (-1,50%) e “filmadora” (-1,43%). Os produtos que se destacaram com variação positiva de preço foram: “cama” (2,9%), “freezer” (1,75%), “panela de pressão” (1,51%), “adega climatizada” (1,08%), “cooler para bebidas” (1,07%), “refrigerador” (0,98%) e “armário/guarda roupa” (0,92%).

Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Fev13/Jan13)

tabela-1

Em um período de 12 meses (Fev13/Fev12) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -6,13%, com 9 dos 10 grupos apresentando redução de preços, e havendo significativas diferenças de variações entre os grupos de produtos que compõem o índice, conforme ilustra a figura 3. A despeito das diferenças entre as variações de preços nos diferentes produtos observa-se um generalizado e expressivo movimento de queda de preços, sendo que das 151 categorias de produtos pesquisadas, 110 (73% do total) tiveram queda média de preço de -7,46%, e apenas 41 tiveram um aumento médio de preço de 3,51% em 12 meses.

O grupo com a maior queda foi o de Eletrônicos (-14,51%), influenciado principalmente por “televisores”, que tiveram queda de -16,22%, “micro system”, com queda de -10,52%, e “blu-ray” com -9,31%. O segundo grupo com maior queda foi Moda e Acessórios (-12,75%), seguido por Fotografia (-10,86%) e Telefonia (-9,32%). O grupo de Eletrodomésticos, que é o de maior peso no e-commerce, foi o único que teve aumento de preço de 0,11% no período Fev13/Fev12, revertendo a partir de janeiro/13 uma série de doze meses de sucessivas quedas anuais. Neste grupo destacaram-se com aumentos anuais de preços: “condicionador de ar” (9,65%), “microondas” (3,73%), “lavadora de louça” (1,96%) e “ducha/chuveiro” (1,49%). Nestes treze meses de isenção de IPI (Fev13/Nov11) para a linha branca, os produtos beneficiados apresentaram as seguintes variações: “refrigeradores” (-5,7%), “lavadora de roupa” (-8,50%) e “fogão” (-4,20%). A despeito da isenção, estas variações estão um pouco abaixo da variação do índice geral no mesmo período, -8,66%, e bem abaixo da variação de -18,8% em Eletrônicos.  Ressalte-se que os Eletrônicos registraram queda de -18,8% no período Fev13/Nov12 a despeito de serem bastante dependentes da importação e de ter havido uma valorização de 15% do dólar neste período.

Entre todos os produtos que compõe o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual Fev13/Fev12, além dos já citados, foram: “tênis” (-14,57%), “pen drive” (-12,22%), “câmera digital” (-12,08%), “celular e smartphone” (-10,94%), “tablet” (-8,93%) e “home theater” (-6,92%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “cartucho de impressora” (7,59%), “tenda gazebo” (7,28%), “scanner” (5,90%), “frigideira” (5,24%), “jogo de panelas” (4,94%) e “barraca” (4,55%).

Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Fev13/Fev12)

tabela-2

A queda de -6,13% do Índice FIPE/Buscapé no período Fev13/Fev12 contrapõe-se aos aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE, que teve aumento de 6,31%, e o IPC-FIPE, que cresceu 5,51% no mesmo período. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

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Categoria: Pesquisas

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