E-Commerce e soluções de negócios no ambiente Web pautam última edição do ano do Café COM Internet na capital gaúcha
Na última edição do ano do Café COM Internet em Porto Alegre, realizada nessa quinta-feira (01/10), o público presente pôde conhecer em detalhes algumas das soluções de negócios e estratégias de marketing aplicadas aocomércio eletrônico. Com a presença de Lauren Pachaly, do Google, e de José Roberto de Almeida Resende, do Shopping Brasil, essa edição do Café COM Internet reuniu no auditório do Senge/RS um público qualificado, composto por gerentes de marketing e empresários.
A primeira palestra da tarde foi proferida pelo diretor de Marketing da WBI Brasil, Paulo Kendzerski, que apresentou números sobre o panorama do comércio eletrônico no país e dados que comprovam o crescimento do varejo online brasileiro. Kendzerski destacou durante a apresentação da necessidade dos varejistas investirem em ações de marketing digital como forma de serem encontrados facilmente pelos consumidores no ambiente web, aumentando as chances de conversão em negócios e cadastros de novos clientes. “Atualmente os sites são utilizados apenas para concretizar uma operação. Com a aplicação de estratégias de marketing digital é possível alavancar os negócios na web e se chegar a resultados bastante satisfatórios”, disse.
Kendzerski projetou que o comércio eletrônico deverá faturar até o final do ano mais de R$ 20 bilhões, somando-se venda de passagens aéreas e veículos, além de compras feitas fora do Brasil, em sites como Amazon, eBay e companhias aéreas estrangeiras.
O evento prosseguiu com a palestra do diretor do Shopping Brasil, José Roberto de Almeida Resende, que apresentou algumas estratégias para driblar a concorrência no varejo online. “Cada vez mais temos consumidores pouco fiéis, devido à facilidade de acesso a informações relacionadas a especificações e valores de produtos. Assim, é o consumidor que está no controle da situação e as empresas devem saber que estratégias competitivas utilizar para conquistar esse público”, destacou.
Resende sugeriu que as empresas que ainda não investiram em soluções de e-commerce invistam em projetos dessa modalidade, transpondo assim a barreira física e cronológica de suas lojas para levar seus produtos de acordo com a conveniência de cada consumidor.
O encerramento do evento ficou por conta da especialista em soluções de negócios do Google, Lauren Pachaly, que em sua apresentação destacou a evolução da internet, as formas de captar o cliente no momento em que ele está buscando pelo produto e o impacto que isso tem sobre a estratégia de comunicação.
Segundo Lauren, o grande desafio de uma campanha de Links Patrocinadosestá em capturar a atenção dos consumidores, visando estimulá-los a clicar no anúncio veiculado na página de buscas do Google ou em uma dada notícia relacionada com alguma palavra-chave da campanha. “Quando a campanha toma proporções maiores, é fundamental o acompanhamento de uma agência digital. Não é recomendável se criar uma campanha e abandoná-la, sem o devido acompanhamento. A administração correta de cada campanha é o que vai gerar bons resultados”, finalizou. Na última parte da apresentação, Lauren mostrou as soluções do Youtube e Orkut para as empresas que desejam investir em redes sociais.
As palestras apresentadas na edição do Café COM Internet em Porto Alegre serão disponibilizadas no canal da WBI Brasil no YouTube, pelo endereçowww.youtube.com.br/wbibrasil, e as apresentações no site do café COM Internet, no link www.cafecominternet.com.br
Fonte: Alfeo Pozza Jr. – Assessoria de Imprensa WBI Brasil
Categoria: Notícias