E-commerce impulsiona faturamento da Saraiva
Com um crescimento expressivo nas vendas pela internet com seu braço de vendas on-line (e-commerce), o balanço da Livraria Saraiva apresentado ontem mostra que a companhia, com 91 unidades instaladas, atingiu um faturamento 21,7% maior no primeiro semestre deste ano, ante o mesmo período do ano anterior.
A receita bruta do grupo atingiu R$ 742,3 milhões neste período. Segundo a empresa, isso acontece porque o comércio eletrônico tem conquistado cada vez mais representatividade nas operações da Livraria.
Com um crescimento consistente em termos de faturamento, a participação do total de receita bruta das operações do site Saraiva.com em relação ao total das operações varejistas do grupo atingiu 36,2% no primeiro semestre de 2010.
As lojas físicas tiveram um aumento de receita bruta no semestre de 24,2% e, o comércio eletrônico, de 31,6%. Conforme as informações da empresa, no segundo trimestre deste ano, a receita bruta da livraria alcançou R$ 266,6 milhões, 22,8% superior à obtida no segundo trimestre de 2009. O forte desempenho das vendas nesse período foi positivamente influenciado pelo crescimento do varejo eletrônico (+28,9%) e pelo incremento da receita proveniente das lojas físicas (+19,4%). Segundo a Livraria, no primeiro semestre deste ano, foram investidos R$ 16,4 milhões em inauguração de novas lojas em Brasília (DF) , Salvador (BA) , Rio de janeiro e Vitória (ES).