Eletroeletrônicos e informática puxarão consumo no e-commerce
O índice que mede a intenção de compras pela internet apresentou alta no terceiro trimestre de 2010, em relação ao segundo trimestre deste ano, passando de 80,7% para 87,0%, de acordo com pesquisa do Programa de Administração do Varejo (Provar).
O item Eletroeletrônicos liderou a intenção de compras no terceiro trimestre, com 34,2%. Em segundo lugar, Equipamentos de Informática, com 28,8% das intenções, seguido de e CDs, DVDs, Livros e Revistas, com 23,7%.
A intenção do compras do terceiro trimestre em relação ao do segundo trimestre deste ano se mostra mais favorável a produtos de lazer. O número de pessoas dispostas a usar a internet para comprar itens de Viagens e Turismo teve expansão, com 16,8% das intenções de consumo. Em segundo lugar, Produtos para Casa, com 14,6%, seguido de Eletroeletrônicos, com 13,4%.
De acordo com a pesquisa, nove das dez categorias analisadas apresentaram aumento na intenção de compras na internet para o terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Apenas o item “Cosméticos, Perfumaria e Saúde” não apresentou variação positiva. Já em relação ao mesmo período de 2009, apenas três categorias demonstram aumento de intenção de compra.
A pesquisa indicou ainda que o cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada sendo a preferida de mais de 60% dos consumidores em todos os segmentos.
Segundo Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar, esse resultado aponta que a confiança do consumidor na economia é o principal fator para o incremento da intenção de compras. Felisoni atribui o aumento do rendimento médio real do trabalhador nos últimos anos e a estabilidade econômica ao aumento da intenção de consumo.
A Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra na Internet, realizada pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e a e-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, analisa a intenção de compra e de gasto em relação a dez categorias de produtos (Linha Branca; Eletroeletrônicos; Telefonia e Celulares; Informática; Produtos para Casa; CDs, DVDs, Livros e Revistas; Cosméticos, Perfumaria e Saúde; Brinquedos; Utilidades Domésticas; Viagens e Turismo) e avalia a utilização de crédito nas compras.