Fusão da Ricardo Eletro com Insinuante cria 15 mil empregos
A Ricardo Eletro e a Insinuante agora formam uma nova empresa no setor de móveis e eletrodomésticos: a Máquina de Vendas. Ontem, presidentes das duas redes anunciaram a fusão que cria o segundo maior grupo varejista do país. A previsão é de que sejam criadas 15 mil novas vagas de emprego com a abertura de mais 472 lojas até 2014. Neste ano, a holding vai criar 50 lojas: 30 unidades só no Rio de Janeiro.
A nova rede vai faturar R$ 5 bilhões ao ano e só vai continuar atrás da holding Nova Casas Bahia. A Magazine Luiza agora ocupa o 3º lugar no mercado varejista.
“Nossa meta é dobrar o faturamento, chegando a R$ 10 bilhões, passar de 528 para mil lojas no país e aumentar de 15 mil para 30 mil o quadro de funcionários. Vamos continuar com os centros de distribuição das duas lojas e construir dois depósitos no Nordeste”, afirma Ricardo Nunes, dono da Ricardo Eletro, que vai assumir a presidência da holding.
Atuação no Estado
A Ricardo Eletro tem 260 lojas, sendo 38 somente no Espírito Santo. Já a Insinuante, que conta com 220 unidades no país, ainda tem uma atuação um pouco tímida no Estado, com apenas uma loja no Centro de Vitória.
Segundo o presidente da Insinuante, Luiz Carlos Batista, apesar da fusão, as marcas vão continuar no mercado. A Ricardo Eletro vai atingir mais a região Sudeste e Centro-Oeste e a Insinuante continua com sua atuação no Nordeste e no Norte. “Criamos o nome Máquina de Vendas para uma possível mudança no futuro, mas no momento as duas redes vão existir”, explica Luiz Carlos, que assume a presidência do Conselho.
A Máquina de Vendas, que surge com 8% de participação no mercado, pretende chegar em 15% nos próximos três anos. Separadas, Ricardo Eletro e Insinuante tinham cada uma entre 4% e 4,5% de market share.
As negociações para a união começaram há três meses, após a fusão do Pão de Açúcar e Casas Bahia, em dezembro de 2009. O acordo proporcionará economia de R$ 150 milhões por ano, com ganhos com logística, processos e compras de fornecedores.
Consumidor terá nova loja virtual
A loja virtual da holding Máquina de Vendas começa a funcionar hoje, trazendo a marca RicardoEletro.com. Na página, o consumidor terá a chance de encontrar mais de 20 mil produtos. A ideia do site é competir de frente com grandes lojas virtuais, como a Magazine Luiza, Americanas.com e PontoFrio.com.
Na página, é possível comprar produtos de beleza, de saúde, de informática, além de eletrônicos, eletrodomésticos e brinquedos. A previsão é de que a loja virtual tenha participação de 5% no faturamento da nova holding, chegando a R$ 250 milhões no ano.
O novo grupo, para ter uma participação próxima da holding Nova Casas Bahia, não descarta a união com a Magazine Luiza, que até semana passada era a 2ª maior rede varejista do país.
“Temos planos de crescer, seja com quem for. Vamos, inclusive, comprar pequenas empresas para complementar os negócios”, afirma Ricardo Nunes.
Junção não é boa para os clientes
Análise
Maurício Morgado , Professor do Centro de Excelência no Varejo da FGV-EAESP
“A fusão da Ricardo Eletro com a Insinuante não será vantajosa para o consumidor. O mercado de eletrodomésticos e móveis ficará cada vez mais fechado, até porque, há pouco tempo outras fusões ocorrerão, como a da Casas Bahia com o Extra e a Ponto Frio. O consumidor vai perder poder de comparação de preços. Pelo lado empresarial, a negociação é um grande avanço e faz parte de um movimento de briga entre as grandes redes de varejo. Vai trazer mais lucro para os donos, mas não vai render preço bom para o consumidor. Para os fabricantes, a negociação será mais acirrada, já que haverá um número menor de redes. E o Magazine Luiza, que perdeu posição, talvez procure também se unir a outro player, como a Colombo ou Pernambucanas”.
Cria 15 mil empregos e agora vai mandar um monte de gente embora, gente acorda a ricardo eletro foi comprada…
Essa historia de fusão e conversa pra boi dormir