Alibaba Group anuncia divisão do Taobao em três diferentes companhias
O Alibaba Group Holding Ltd. anunciou que fará uma profunda reestruturação em sua unidade Taobao, fatiando a popular plataforma de e-commerce chinesa em três diferentes companhias com focos em segmentos distintos do mercado como busca de se ajustar ao seu rápido crescimento e acirramento da concorrência. As informações são do Wall Street Journal.
Em um e-mail interno que anunciava a mudança aos funcionários, o presidente da empresa, Jack Ma, também deu a indicação de que o Alibaba Group pode estar preparando sua IPO. Vale lembrar que o Yahoo detém cerca de 40% e a empresa japonesa Softbank Corp. 33% dos ativos do grupo chinês.
“Não vamos descartar a possibilidade de levar as ações Alibaba Group ao público no futuro como forma de recompensar os funcionários e acionistas que nos apoiam e continuam a acreditar em nós”, afirma Ma no e-mail.
O porta-voz do Alibaba Group, John Spelich, afirmou que não há ainda um plano concreto ou previsão de se efetuarem tais movimentos.
Na reestruturação, o Taobao será dividido em três empresas: o Taobao Marketplace, que operará o negócio principal do site, de funcionar como um elo entre pequenos fabricantes e compradores do mundo todo; o Taobao Mall, plataforma de varejo digital; e o eTao, um motor de busca para sites de compras chinesas.
Em uma ação relacionada, o Alibaba.com Ltd., unidade da empresa baseada em Hong Kong, afirmou que o presidente-executivo Jonathan Lu, que já havia trabalhado como CEO da Taobao, vai servir agora como presidente não-executivo da nova unidade Taobao Marketplace. O Alibaba.com afirmou que o papel de Lu mudará, concentrando suas atividades empresariais exclusivamente ao Alibaba.com.
“Nos últimos dois anos, os motores de busca, redes sociais e e-commerce passaram por profundas mudanças”, afirma Ma em seu e-mail. “A fim de se adaptar a um ambiente em rápida mutação, a empresa está mudando sua estratégia com o objetivo de oferecer serviços com uma melhor e mais abrangente infra-estrutura, que irá contribuir para o desenvolvimento do e-commerce chinês”.
“Queremos proporcionar experiências de consumo mais sofisticadas, e ser ágil nas inovações”, disse Joe Tsai, diretor financeiro do Alibaba Group em um comunicado escrito ao Wall Street Journal.
As novas unidades de negócio serão subsidiárias integrais do Alibaba Group, e o porta-voz afirma que irão permanecer dentro da companhia.
As mudanças vieram na sequência de um desentendimento público com o Yahoo sobre a transferência do Alipay, unidade de pagamentos do Alibaba Group, a uma empresa chinesa controlado por Jack Ma. O Yahoo, que detém um dos quatro assentos no conselho Alibaba Group, disse que este movimento foi uma surpresa, embora as empresas afirmem que trabalhem para solucionar conjuntamente este impasse.
Lu foi nomeado CEO da Alibaba.com em fevereiro em substituição a David Wei, que renunciou após o escândalo em que membros de sua equipe criaram anúncios fraudulentos da empresa.
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