Temos tido um feeedback positivo sobre a relevância dos filtros que aparecem no e-Commerce Search. Este feedback é recebido através do aumento da taxa de conversão de termos buscados e filtros realizados no site pelos consumidores reais.
É importante notar que todos os aprimoramentos da ferramenta têm, como base, dados estatísticos de consumidores reais. Por isso, a ferramenta consegue cumprir o que promete: aumento da taxa de conversão.
É possível perceber a diferença entre melhorar a ferramenta de busca com um teste realizado por consumidores reais e um teste realizado por usuários artificiais quando trazemos de volta os exemplos que você mesmo citou: Uma busca por “tênis” ou por “garrafa”:
Em uma simulação o “consumidor” não está realmente interessado em algum produto, por isso pode não perceber a relevância e assertividade dos filtros e resultados. Isto acontece porque o usuário da simulação não está, de fato, pensando em um produto que deseja encontrar.
Repare que ao buscar pelo termo “garrafa” a ferramenta forneceu um filtro chamado “Sabor: Chocolate”, que você sugeriu que não fosse relevante, mas ao utilizar este filtro você consegue encontrar um produto que é vendido em garrafa, em forma de gel e com sabor de chocolate. Embora você não considere este filtro relevante, temos certeza que este filtro é muito importante para um consumidor real que está buscando por este produto, pois ele rapidamente associará o termo “chocolate” ao objeto que está tentando encontrar. Esta ligação não acontece para um usuário que está fazendo buscas aleatórias, pois ele não tem em mente um determinado produto que deseja encontrar.
A ferramenta é desenvolvida e aprimorada com base em dados estatísticos e acompanhamento constante dos usuários e não valoriza opiniões pessoais para tomadas de decisão. São utilizadas, em contrapartida, testes de usabilidade e massas de dados obtidas com consumidores reais.
No mesmo sentido é fácil perceber porque você não considerou relevante alguns dos filtros, pois realizou pesquisas muito abrangentes, como procurar por “massa muscular” em um site que vende uma grande variedade de massas musculares. Buscas abrangentes não são tão comuns, uma vez que a maior parte dos consumidores conhece algumas características bem particulares dos produtos que desejam encontrar. Para se ter uma idéia, buscas como estas não chegam a 2% do total de buscas realizadas no site.
Ainda sobre a efetividade da busca para usuários reais você poderá perceber um grande aumento na efetividade da ferramenta ao considerar a análise fonética e lógica fuzzy que é facilmente entendida ao buscar por produtos como “olimpicus”, “way”, “pack” ou quaisquer outras palavras que estejam sintaticamente erradas mas que possuam produtos com termos similares ou com som semelhante.
Sobre os erros internos ao digitar por termos como “~musculacao” não conseguimos reproduzir, mas ficaríamos muito agradecidos se puder nos enviar os passos que executou para obtê-los.
Estamos muito interessados em conhecer todas as ferramentas de busca que oferecem uma experiência de compra interessante para o usuário. Assim, por favor, envie-nos as plataformas que conhece e que você considera adequadas para que possamos conhecer!
Nilson,
Temos tido um feeedback positivo sobre a relevância dos filtros que aparecem no e-Commerce Search. Este feedback é recebido através do aumento da taxa de conversão de termos buscados e filtros realizados no site pelos consumidores reais.
É importante notar que todos os aprimoramentos da ferramenta têm, como base, dados estatísticos de consumidores reais. Por isso, a ferramenta consegue cumprir o que promete: aumento da taxa de conversão.
É possível perceber a diferença entre melhorar a ferramenta de busca com um teste realizado por consumidores reais e um teste realizado por usuários artificiais quando trazemos de volta os exemplos que você mesmo citou: Uma busca por “tênis” ou por “garrafa”:
Em uma simulação o “consumidor” não está realmente interessado em algum produto, por isso pode não perceber a relevância e assertividade dos filtros e resultados. Isto acontece porque o usuário da simulação não está, de fato, pensando em um produto que deseja encontrar.
Repare que ao buscar pelo termo “garrafa” a ferramenta forneceu um filtro chamado “Sabor: Chocolate”, que você sugeriu que não fosse relevante, mas ao utilizar este filtro você consegue encontrar um produto que é vendido em garrafa, em forma de gel e com sabor de chocolate. Embora você não considere este filtro relevante, temos certeza que este filtro é muito importante para um consumidor real que está buscando por este produto, pois ele rapidamente associará o termo “chocolate” ao objeto que está tentando encontrar. Esta ligação não acontece para um usuário que está fazendo buscas aleatórias, pois ele não tem em mente um determinado produto que deseja encontrar.
A ferramenta é desenvolvida e aprimorada com base em dados estatísticos e acompanhamento constante dos usuários e não valoriza opiniões pessoais para tomadas de decisão. São utilizadas, em contrapartida, testes de usabilidade e massas de dados obtidas com consumidores reais.
No mesmo sentido é fácil perceber porque você não considerou relevante alguns dos filtros, pois realizou pesquisas muito abrangentes, como procurar por “massa muscular” em um site que vende uma grande variedade de massas musculares. Buscas abrangentes não são tão comuns, uma vez que a maior parte dos consumidores conhece algumas características bem particulares dos produtos que desejam encontrar. Para se ter uma idéia, buscas como estas não chegam a 2% do total de buscas realizadas no site.
Ainda sobre a efetividade da busca para usuários reais você poderá perceber um grande aumento na efetividade da ferramenta ao considerar a análise fonética e lógica fuzzy que é facilmente entendida ao buscar por produtos como “olimpicus”, “way”, “pack” ou quaisquer outras palavras que estejam sintaticamente erradas mas que possuam produtos com termos similares ou com som semelhante.
Sobre os erros internos ao digitar por termos como “~musculacao” não conseguimos reproduzir, mas ficaríamos muito agradecidos se puder nos enviar os passos que executou para obtê-los.
Estamos muito interessados em conhecer todas as ferramentas de busca que oferecem uma experiência de compra interessante para o usuário. Assim, por favor, envie-nos as plataformas que conhece e que você considera adequadas para que possamos conhecer!