Google Brasil lança e-book gratuito para varejistas
A unidade do Google no Brasil lançou recentemente o “E-book do Google Varejo”. Por meio dele, empreendedores poderão avaliar estratégias de suas lojas virtuais e se informar sobre os números do e-commerce no Brasil e no mundo.
O e-book tem linguagem fácil e mostra dados do crescimento do e-commerce no país em 2012. Além disso, fala da mudança cultural dos usuários de internet em relação às compras online.
Em sua primeira parte, onde aborda macrotendências, fala sobre os “Cenários e perspectivas para o varejo” e destaca “A internet e o futuro do varejo” entre outros temas.
Em seguida entra em pauta o varejo online e assuntos como “O consumidor virtual”, “A importância do seu site”, “Branding x ROI – estão realmente um contra o outro?” e “Por que 2012 será o ano da web móvel?”.
Em sua parte final, o Google apresenta suas soluções e as oportunidades que elas oferecem aos varejistas. Fornece importantes dicas de como construir e aperfeiçoar marcas com a busca e de como o varejo pode, e deve, aproveitar a rede de display Google.
A seguir algumas dicas para sites de mobile extraídas do documento.
Rapidez: Usuários de mobile normalmente têm pouco tempo, por isso é importante que o site carregue rápido, que o conteúdo seja de fácil visuali zação e que as informações sejam facilmente acessíveis.
Navegação simples: Use uma hierarquia clara para a navegação, para que os usuários possam clicar e evitar o uso da barra de rolagem. Tente fazer com que o seu conteúdo caiba na tela, mas se a rolagem for necessária, use a rolagem vertical.
Fácil para os dedos: As pessoas usam os dedos para rolar, deslizar e selecionar em dispositivos touchscreen. Use botões grandes para reduzir cliques acidentais no item errado.
Visibilidade: O conteúdo deve caber na tela e o texto deve ser legível sem o usuário precisar do zoom para ampliar. Fazer uso de espaço negativo, criando contraste entre fundo e texto e usando cores para indicar links e botões, facilitará a leitura de textos em um telefone celular.
Acessibilidade: O seu site mobile deve funcionar em todos os dispositivos móveis. Evite usar conteúdo em Flash, pois não é exibido em muitos smartphones. Também adapte seu site para orientações horizontal e vertical.
Conversões: Torne mais fácil para os clientes a compra ou o contato em seu site via celular reduzindo o número de passos para completar uma transação e incluindo as extensões de chamada. Concentre-se em informações que ajudam a conversão – detalhes do produto, fotos, informações de localização – e use caixas de seleção, listas e menus de rolagem para facilitar a entrada de dados.
Local: Um dos principais usos de smartphones é a procura por informações locais. Por isso, inclua uma extensão de chamada com número de telefone e seu endereço ou localizador da loja em seu site e anúncio. Aproveite os recursos baseados em localização de telefones celulares e também inclua mapas, orientações e informações de acordo com a proximidade do usuário.
Transparência: Os usuários muitas vezes navegam entre seus telefones celulares e seus computadores. Destacar “Login”, “Compras” e “Favoritos” ajuda os usuários a recuperar facilmente informações quando trocarem de dispositivo. Garanta que os usuários tenham uma experiência consistente fornecendo as mesmas informações e características de produto no computador e no celular.
Redirecionamento: Um redirecionamento para site mobile é o código que é adicionado ao seu site regular para detectar automaticamente se os visitantes são provenientes de um dispositivo móvel, e então redirecioná-los para o site mobile.
Ouça, Aprenda e Interaja: Seu site não precisa ser perfeito e completo antes de iniciar. É mais importante lançar, testar e entender o que funciona. Colete feedbacks do usuário, use web analytics para ter insights e continue sempre otimizando seu site.
Você pode visualizar o e-book completo clicando aqui.
Categoria: Lançamentos
Muito boas estas dicas, gostei muito. Dá uma dimensão do ”mundo mobile” que não pára de crescer.