Os erros comuns no uso de estratégias digitais de marketing

| 30/08/2016 - 08:38 AM | Comentários (1)

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O marketing digital abrange um conjunto de estratégias que não são necessariamente certas ou erradas: o que pode funcionar para uma empresa pode não ser o melhor caminho para outra. No entanto, existem algumas atitudes que não são indicadas para nenhum tipo de negócio, independentemente do ramo.

Saber quais são esses erros de marketing digital pode te ajudar a não cair em ciladas e ainda maximizar os resultados da sua empresa. Portanto, fique atento a estes deslizes e saiba como evitá-los:

Ter um perfil no lugar de uma fan page

Cada rede social tem suas próprias características, mas algo fica muito evidente em praticamente todas elas: a diferença entre um perfil pessoal e o de uma empresa. Este último é chamado de “fan page” ou “página corporativa” e oferece uma série de recursos que um perfil individual não proporciona. Se você quer aproveitar todos os benefícios destas plataformas para o seu negócio, opte por criar uma página corporativa.

Postar e não interagir

Continuando nas estratégias de redes sociais, um dos erros de marketing digital mais cometidos pelas empresas é programar uma série de posts automáticos e esquecer que estas plataformas exigem interação, movimento, diálogo com o público. Mais do que ter um monte de posts, você deve ter um monte de comentários, menções, compartilhamentos, ideias, perguntas e repostas, ou seja, uma conversa franca com seus seguidores.

Ser inconstante

É importante que você mantenha todos os canais de compartilhamento de conteúdo atualizados, como o site, blog e as redes sociais da empresa. Mas de nada adianta publicar cinco posts no blog hoje e passar um mês sem agregar nada. O melhor é ser constante, isto é, respeitar sua capacidade de produção de conteúdo e manter a regularidade das atualizações. Assim os leitores e os mecanismos de busca entenderão que você não abandonou o barco.

Não ter uma Landing Page

Se você está investindo em links patrocinados, nada de direcionar os seus visitantes para um site com diversos pontos de distração. Quando as opções são muitas, o visitante perde o foco e deixa de realizar a ação que você espera. Ao invés disso, crie landing pages para atrair a atenção do público e levá-lo à conversão. Reduzindo as distrações, você faz com que o lead mantenha o foco na sua call to action e aja segundo o que você espera.

Focar na vaidade e não nos resultados

As chamadas métricas de vaidade também são erros de marketing digital bastante comuns. Empresas que centram suas atenções em número de seguidores, não de interações reais; em número de visitantes, não em número de conversões; em número de contatos, ao invés de número de vendas, estão enganando a si mesmas. Para não errar no momento de definir suas métricas, verifique se elas são quantificáveis e quanto contribuem para os resultados financeiros da empresa. Se você não conseguir estabelecer uma relação entre a métrica e o faturamento, repense suas prioridades.

Não investir em design responsivo

Engana-se quem pensa que poucas pessoas acessam a internet pelo celular. De acordo com dados divulgados pelo IBGE este ano, a maioria dos usuários brasileiros – mais de 80% – se conecta à web utilizando telefones móveis. Isso significa que, se alguém entrar em seu website ou blog pelo celular e o design não estiver adequado à tela do aparelho, essa pessoa provavelmente desistirá da visita. Por isso, invista em uma página responsiva.

Falar só de você

Não há nada que desanime mais um visitante do que entrar no website ou nas redes sociais de uma empresa e ver que só há informações sobre ela: “quem somos”, “nosso portfólio”, “nossos prêmios”, “nossos parceiros”, entre outros. O site deve estar direcionado para o cliente e não para a empresa: o narcisismo não é bem visto por ninguém. Por isso, procure direcionar suas publicações ao seu público-alvo, oferecendo vantagens e benefícios de acordo com o perfil de quem você pretende atingir.

Todo o mundo está sujeito a cometer erros, ainda mais quando está começando a se dedicar a uma atividade relativamente recente. O importante é manter-se sempre bem informado. Portanto, que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das novidades?

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Categoria: Cases

Sobre Sandra Turchi: Bacharel em administração de empresas pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-SP, MBA pela Business School SP e Toronto University e cursou empreendedorismo na Babson de Boston. Executiva de marketing há mais de vinte anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e Serviços nas empresas Lojas Arapuã, Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV-SP e Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços, onde foi Diretora de Marketing. Indicada como um dos professores de Marketing mais influentes nas mídias sociais pela revista SMMagazine. É palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Coordenadora dos cursos “Estratégias de Marketing Digital” na ESPM desde 2008. Professora do MBA e Pós-MBA em Marketing Digital da FGV. Idealizadora do “Digital Strategies Summit”. É articulista de diversos veículos de comunicação, autora do blog www.sandraturchi.com.br e autora do Livro “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce” a ser lançado pela Ed. Atlas no início de 2012. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (1)

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  1. Danilo de Camargo disse:

    Ótimo conteúdo!Dicas importantíssimas em uma época, que praticamente só falamos nisso.

    http://www.b2egroup.com.br

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