Pesquisa mostra hábitos de compras dos homens no e-commerce
Sem o mesmo glamour do Dia Internacional da Mulher, os homens comemoram no próximo dia 15 de julho a sua data especial. Enquanto as mulheres usam o 8 de março para celebrar a conquista de posições e direitos, o varejo destaca o Dia do Homem para mostrar que eles são tão ávidos por novidades quanto as mulheres.
Se antes os homens eram arrastados para sair às compras nos shoppings centers e ficavam esperando elas entrarem e saírem das lojas, agora, graças à evolução tecnológica, eles se sentem mais à vontade para fazer suas compras pela internet.
Pensando nesse “novo homem”, a JET e-business, empresa de tecnologia que oferece soluções para negócios em comércio eletrônico, realizou um levantamento para verificar quais são as preferências dos homens na hora de fazer compras pela internet. A empresa coletou dados de seus clientes referentes ao primeiro semestre de 2016.
No topo da lista dos produtos mais procurados pelos homens em lojas virtuais estão itens da categoria de Acessórios Automotivos, grupo que reúne as mais variadas peças para automóveis e motocicletas. Segundo a JET, no período analisado foram vendidas 44 mil artigos desse segmento para o público masculino, dentre bagageiros, engates, peça para transporte de bicicletas, entre outros acessórios. O ticket médio das compras desses produtos chegou a R$ 250.
Os números mostram que, além da paixão por velocidade, eles também se preocupam em manter a boa forma. Itens da categoria de Suplementos e Dietas ficaram em segundo lugar nas buscas realizadas no e-commerce. Foram 40 mil compras com um valor médio de R$ 176,60. Em terceiro lugar ficaram produtos do segmento de Acessórios e Equipamentos para Tatuagem. Nesse caso, não quer dizer que eles estejam se tatuando mais, mas que há uma boa quantidade de homens que trabalha no ramo e adquire peças e insumos via comércio eletrônico. A JET contabilizou 33 mil vendas de produtos dessa categoria, ao custo médio de R$ 234,90.
Os itens menos procurados no primeiro semestre do ano, segundo o levantamento da JET, pertencem às categorias Colchões, Bebê & Cia e Cama, Mesa e Banho.
Em termos de gastos totais nas compras realizadas pelos homens na internet, a análise da JET e-business mostra que o segmento de Magazine e Loja de Departamentos, que abriga grandes redes de varejo, é o mais movimentado no ambiente digital. No período da medição, foram transacionados R$ 11, 778 milhões em compras desse setor, com um ticket médio de R$ 430. Logo atrás, vem o segmento de Eletrônicos, com um volume de R$ 9,064 milhões em transações pela internet – cada aparelho adquirido pela internet custou, em média, R$ 440.
Categoria: Lançamentos