Pesquisa da 99designs aponta opiniões de empreendedores sobre design e branding
Como os homens e mulheres enxergam o branding de uma marca? Essa foi a pergunta norteadora de uma pesquisa, conduzida pela 99designs, marketplace de design, com mais de 700 donos ou gerentes de PMEs.
De acordo com o levantamento, 63% das mulheres acreditam que o logo da empresa impacta em negociações/decisões na hora de fazer negócios, enquanto que cerca de metade (53%) dos homens pensam dessa forma. O público feminino também prioriza mais sites com aparência profissional (78%, ante 72%) e marcas fáceis de lembrar (55%, índice de 50% entre os homens).
As mulheres também têm mais iniciativa na hora de encontrar um logo (31%, contra 17% nos homens); e para escolher o nome da empresa (28% contra 24%). Contudo, os homens tendem a conduzir mais pesquisas de mercado (26%, ante 18%) e engajar atividades relacionadas a marketing (51%, contra 26%).
Questionados sobre o que pensam sobre o branding, de forma geral, homens responderam que “ele precisa funcionar e ser eficiente”. Já as mulheres pensam que é “preciso ter um design bonito e refletir fielmente meu negócio”.
Concernente a setores, no público feminino o de Propaganda e Marketing foi o mais popular, com 94% das respondentes afirmando atuar nesse segmento. Logo em seguida aparecem Comida e Bebida (88%); Construção, Maquinário e Moradia (72%); e Financeiro e Serviços (64%). Já para os homens, 88% dos entrevistados mencionaram “Sem fins lucrativos”, seguido por Comida e Bebida (82%); Industrial (67%); e Educação (64%).
Categoria: Pesquisas