Sprinklr lança hotsite para divulgar dados da Black Friday brasileira em tempo real
O Black Friday 2015 se aproxima e os consumidores já começam a se preparar para aproveitar as promoções. Pensando na ocasião, a Sprinklr, empresa de social software, criou um hotsite que vai fornecer gratuitamente informações em tempo real sobre as expectativas dos consumidores para a grande data do varejo. As informações foram coletadas das redes sociais com o uso do Scup, ferramenta líder no mercado brasileiro em monitoramento, atendimento e relacionamento em mídias sociais.
De acordo com o gerente de marketing da Sprinklr, Diego Blanco, a iniciativa tem o objetivo de fomentar o mercado com dados relevantes para a geração de negócios. “A Black Friday tomou uma grande dimensão no Brasil nos últimos anos e já é considerada uma das melhores datas para o varejo. Diante de um evento assim, o monitoramento em tempo real permite ter um retrato significativo dessa edição, construído com a opinião de quem está realmente falando sobre o assunto. Isso ajuda a entender o consumidor e, consequentemente, impacta na estratégia do varejista, garantindo não só bons negócios, mas a satisfação do cliente”, explica.
As informações são disponibilizadas no hotsite por meio de gráficos com um panorama geral, análise de sentimentos e divisão das menções por categoria, produtos e estados. Monitorando o assunto desde o dia 12 de novembro, a ferramenta Scup já coletou mais de 35 mil menções relacionadas ao tema no Twitter, Youtube e Blogs. Os dados demonstram, por exemplo, que o item mais desejado pelos consumidores nessa edição são os aparelhos celulares. Confira abaixo mais algumas informações sobre intenção de compra e perfil daqueles que pretendem aproveitar os descontos da Black Friday.
Categorias mais lembradas
Os segmentos mais lembrados nas redes sociais foram Telefonia (30%), Livros (24%) e Moda (15%). Também foram citadas, embora com representatividade bem menor, as categorias Informática, Games, TV e Aúdio e Passagens Aéreas.
Produtos mais desejados
Entre os produtos preferidos pelos usuários de redes sociais, o telefone sai na frente com mais de 1,3 mil menções. O aparelho celular foi lembrado de modo genérico e algumas pessoas também demonstraram optar por modelos específicos como o Galaxy (17%), Lumia (12%) e iPhone (12%). Parte desse interesse pode ser reflexo do aumento dos impostos para eletrônicos no final deste ano, transformando a Black Friday numa das últimas chances de adquirir um smartphone novo antes da alteração de preços. Camisetas, televisores, tablets, xbox e notebooks também tiveram destaque na preferência desses consumidores.
Perfil do consumidor
Dos aproximadamente 22 mil perfis que comentaram sobre a Black Friday, 31% são originários de São Paulo, 24% do Rio de Janeiro, 8% de Minas Gerais e 5% do Paraná.
Categoria: Lançamentos