Startup de e-commerce reúne fãs de Música, Filmes, Séries de TV, Comics, Games e Cultura Pop
Aproximar ainda mais os fãs de seus ídolos é uma ação cada vez mais presente em tempos de internet, com as redes sociais se tornando um canal de comunicação intenso entre eles. Para a bandUP!, startup de comércio eletrônico especializada em música, entretenimento e cultura pop, isso é um desafio diário e constante.
Pensando nesse desafio, a bandUP! surgiu desenvolvendo lojas virtuais customizadas (e-commerce) e criando produtos oficiais dos ídolos para os seus fãs.
Os primeiros passos para colocar esta idéia em pé se deram com a banda Restart, que foi o laboratório para o surgimento deste empreendimento. Bruno De Marchi começou a cuidar da criação de todo o merchandising da banda, que se tornou o maior fenômeno do mercado fonográfico no ano de 2010.
Em um curto período de férias em Juquehy, no litoral de São Paulo, Bruno começou a criar uma loja online para facilitar a venda e envio dos itens para os fãs e assim, durante 3 tardes em uma pequena lan house na cidade litorânea, surgiu a bandUP!.
A bandUP! é uma startup da economia criativa criada por e para pessoas apaixonadas por música, entretenimento e cultura pop, transformando através da internet, idéias e paixões em produtos e serviços especiais.
O mantra criado, repetido e praticado incansavelmente dentro da startup é de que “mais do que clientes, a bandUP tem Fãs!”.
Criando, desenvolvendo e operando Lojas Virtuais, Produtos Oficiais e Serviços especialmente customizados para os Artistas, as Marcas e seus Fãs, a bandUP! começou a chamar a atenção e conquistou grandes clientes, se tornando líder neste segmento no Brasil.
Com pouco mais de 4 anos de operação, a bandUP! já têm como parceiros grandes marcas como TV Globo, Maurício de Sousa, Warner Bros, DC Comics, Sanrio/Hello Kitty, SBT, Warner Music, Activision (Call of Duty), Blizzard Games, além dos maiores Artistas Nacionais e Internacionais de todos os gêneros musicais como Luan Santana, Ivete Sangalo, The Beatles, Elvis Presley, Elis Regina, Fresno, KISS, Aerosmith, Madonna, Thiaguinho, Titãs, Skank, Fernando e Sorocaba, MC Guimê, Iron Maiden, Miles Davis, Kings of Leon e muitos outros.
Com uma operação de full commerce 360, a bandUP! é responsável por todas as etapas deste processo que incluem a criação e operação da Loja Virtual, logística, criação e desenvolvimento dos produtos oficiais, Fabricação sob-demanda, marketing digital e o atendimento dos Fãs.
A bandUP! cria e opera mais de 60 Lojas Oficiais customizadas para cada um de seus Artistas e Marcas, tendo operações de e-commerce com expressão global como por exemplo uma das quatro lojas mundiais dos BEATLES, ao lado dos EUA, UE e Japão , a segunda operação de e-commerce da DC COMICS, da WARNER BROS, da banda de Rock KISS (maior vendedor de merchandise musical do mundo) e a terceira operação de e-commerce de ELVIS PRESLEY do mundo.
Além das Lojas customizadas, a bandUP! também atua nos market places dos maiores e-commerces do Brasil e lançou no começo deste ano uma loja que leva a sua marca chamada BandUP Store (www.bandupstore.com.br), compreendendo em um mesmo ambiente os produtos oficiais de todos os Artistas e Marcas que representa.
Na área de criação, nesses quatro anos a bandUP! criou e desenvolveu mais de 12.000 produtos oficiais para os seus Artistas e Marcas através da sua própria equipe de designers.
Outro diferencial da bandUP! é a sua Unidade de Fabricação Sob-Demanda, uma das únicas no Brasil projetada para fabricar em um prazo máximo de 24 horas mais de 40 produtos com a possibilidade de 12.000 estampas diferenciadas.
A soma de uma equipe de designers dinâmica e de uma fábrica sob demanda para atender o conceito de “fast fashion” possibilita que a bandUP! crie, disponibilize, venda, fabrique e entregue um novo produto em menos de 24 horas!
Um exemplo disso foi uma coleção de camisetas do cantor Thiaguinho criada logo após a conquista da Taça Libertadores da América pelo Corinthians. Sabendo que o cantor Thiaguinho era um Corinthiano Roxo, a bandUP! teve a idéia de criar uma camiseta comemorativa desta vitória brincando com a palavra “Timão” acrescentando um “TH” com a fonte utilizada pelo cantor, ficando assim um “THimão”. Da idéia a criação dessa estampa, aprovação pelo artista e disponibilidade na loja, foram apenas 3 horas contadas a partir do término do jogo.
Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com os artistas, que opinam sobre as criações antes de aprová-las e que usam as peças constantemente, fazendo com que os produtos realmente carreguem a alma do seu respectivo artista.
No lançamento de novos CDs e DVDs, a bandUP! cria ações especiais junto com os seus artistas, aproximando mais os Fãs de seus Ídolos nestes lançamentos. No último lançamento da banda FRESNO, por exemplo, os integrantes da banda foram até a bandUP! e autografaram mais de 6.000 CDs e DVDs durante 8 horas.
Com esse formato, a bandUP! criou e profissionalizou um mercado até então inexistente para os Artistas no Brasil, que se limitavam a venda nos shows de alguns poucos produtos com resultados inexpressivos.
Atualmente, a bandUP! têm Bruno De Marchi como o gestor da empresa, ao lado de Guilherme Mucare na área Administrativa/Financeira, Guilherme Fantin na área de Criação/Marketing, Pedro Ivo na Fábrica e Logística, Flávio Ferreira na área de Serviços, além de Frederico Indiani, ex-diretor de Varejo da Saraiva, que veio integrar este time assumindo a área de Operações.
A bandUP! também conta com nomes relevantes do mercado em seu quadro de acionistas: João Marcelo Bôscoli , produtor musical e fundador da Trama, e Beto Horst, empresário do Mercado Imobiliário e fundador da AGRA, que levou para a bandUP! a sua experiência como empreendedor e empresário, ensinando e implantando na startup um modelo de gestão e tecnologia empresarial meritocrática.
Para os próximos anos, a bandUP! pretende manter o foco no inovação, criando e operando em multi-plataformas de negócio que vão do e-commerce e criação de produtos a ativação de novos canais e modalidades de venda, serviços especiais e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas as áreas de atuação da empresa através do seu próprio Laboratório de P&D batizado de LAB17340 (nome dado devido ao CEP de Barra Bonita ser 17340-000).
Além disso, a bandUP! desenvolve desde o ano passado um projeto de formação educacional junto a ETEC de Barra Bonita com o intuito de se aproximar da escola ajudando na formação de jovens nas áreas compreendidas pela bandUP! em sua operação.
Categoria: Lançamentos