Em cerimônia de posse, Ricardo Caldas cobra apoio efetivo do governo
Os empresários de Tecnologia da Informação do Distrito Federal pleiteiam do governo uma postura mais efetiva quando se trata de incentivo e valorização do setor. Na noite desta quinta-feira (26), durante a cerimônia de posse da nova Diretoria do Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor/DF), o presidente da entidade, Ricardo Caldas, afirmou que pretende cobrar da Administração Pública mais participação e providências definitivas para alavancar os negócios na cidade.
“A TI permeia todos os segmentos da economia, do comércio, do bem estar. Aos poucos, o setor vem sendo reconhecido, mas ainda carece de ser priorizado pelo governo. Até hoje, essa decisão não foi tomada e nós acreditamos que existam condições para que ela aconteça”, disse.
A implantação do Parque Tecnológico Capital Digital está entre as demandas que receberão atenção especial nas pautas com o governador Rodrigo Rollemberg. O projeto é liderado pelo Sinfor/DF há 14 anos na intenção de criar um polo tecnológico em Brasília capaz de oferecer condições para atrair Centros de Estudos e Pesquisas, investidores internacionais e visibilidade mundial para os produtos e serviços desenvolvidos no centro do país.
“Em 2014, as empresas de tecnologia faturaram R$3,1 bilhões. Geramos mais de 30 mil empregos. É um setor altamente importante para a economia local”, contabilizou o presidente do Sinfor/DF. “Nunca tivemos um apoio efetivo para quadriplicar esses postos de trabalho. Temos sugestões para a agenda digital de Brasília que serão benéficas para o governo, empresas e para a população em geral”, analisou Ricardo Caldas.
Outra demanda que será encaminhada aos governantes é o fortalecimento da indústria de TI por meio de instrumentos legais. Segundo o presidente do Sinfor/DF, é necessária a discussão sobre um pacote de leis de incentivos creditícios e financeiros que subsidie as constantes inovações das atividades do mercado tecnológico.
Ricardo Caldas ressaltou, por fim, as vantagens em investir em uma indústria limpa, que pouco polui, e que absorve mão de obra qualificada e com condições de elevar o DF a condições ainda mais favoráveis, uma vez que a cidade já se posiciona em terceiro polo de tecnologia do país.
O governador Rodrigo Rollemberg foi representado, no evento, pelo secretário de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Arthur Bernardes. Também compuseram a mesa de honra, o secretário de Trabalho Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, deputado Joe Valle, o ex-presidente do Sinfor/DF, Jeovani Salomão, o primeiro vice-presidente do Sistema Fibra, Elson Ribeiro Póvoa, e o presidente do Prêmio Sinfor de TI, Alex Vieira.
Categoria: Legislação