Google pode ser investigado e vira alvo de acusações

| 03/12/2010 - 01:34 AM | Comentários (1)

Eric Schmidt - CEO do Google

De acordo uma fonte (que preferiu não ser identificada) consultada pela agência de notícias Reuters, o Google pode ser investigado por autoridades de defesa da concorrência dos Estados Unidos caso se confirme a compra da empresa ligada ao e-commerce de compra coletiva, o Groupon. “Quanto mais compras o Google fizer, mais questionamentos sobre concorrência surgirão” explica a fonte, acrescentando “Isso precisa ser considerado”.

Entretanto, segundo um banqueiro que não está envolvido com as negociações, existem alguns argumentos que podem ser utilizados pelo Google caso esta investigação aconteça. Entre eles, a justificativa de que apesar do Groupon ser uma grande empresa as barreiras para a entrada de novos players são baixas, na medida em que este setor já conta com outras grandes companhias, não permitindo que esta aquisição prejudique o mercado.

Esta informação veio em meio a denúncias de um professor assistente da escola de negócios na Universidade de Harvard, Ben Edelman, de que o Google estaria manipulando seu motor de busca em prol de suas empresas, desencorajando o surgimento de novos concorrentes em mercados dominados pelo gigante.

O artigo de Edelman ainda segue afirmando que uma executiva da empresa, Marissa Mayer, teria falado uma vez que a empresa tem o direito de privilegiar a si mesmo. Além disso, membros de uma filial de Londres do Google não teriam negado a existência de algum tipo de manipulação. No entanto, nada foi confirmado oficialmente pela empresa.

Muitos sites especializados em negócios têm abordado recentemente o surgindo de um coro contra o Google em fóruns e comunidades na internet, colocando em cheque as estratégias do gigante. Inclusive, muitos estão creditando parte do sucesso do Facebook como uma alternativa ao Google.

Entretanto, alguns analistas acreditam que essa revolta por parte dos usuários (se existir) é quase que inevitável e natural. Aconteceu com a Microsoft, Yahoo, IBM, e possivelmente ocorrerá com o próprio Facebook na medida em que aumentar sua notoriedade, além de tantos outros que um dia foram vistos como uma esperança capaz de mudar algo, mas que com o tempo, perderam o seu brilho.

Tags: , ,

Categoria: Legislação

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. cilene disse:

    O Groupon disse nao para oferta, e o Google chegou a oferecer 6 bilhoes

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.