Alibaba pode ofertar até 25 bilhões de dólares pelo Yahoo
Em meio a relatos que o grupo Chinês Alibaba está preparando uma grande oferta de aquisição com as empresas de capital privado Bain Capital e Blackstone, as ações do Yahoo dispararam na última sexta-feira, mais precisamente 4,8%. Neste contexto, a empresa japonesa, Softbank Corp, também participaria do consórcio para comprar o Yahoo, que atualmente possui 40% da Alibaba, assim o valor da oferta pode chegar a 25 bilhões de dólares.
A empresa de comércio eletrônico chinesa teve uma longa trajetória com o Yahoo. A união entre as duas foi selada após a empresa norte-americana comprar 43% das ações do Alibaba em 2005 por US$ 1 bilhão. No entanto, a relação entre ambas teve uma reviravolta no início deste ano, após o Alibaba ter desmembrado a Alipay – unidade de pagamentos online -, o que resultou entre uma disputa sobre a propriedade desta empresa entre as duas companhias.
A China possui atualmente a maior população online do mundo, com mais de 500 milhões de usuários de internet. Somente Taobao – plataforma de e-commerce do Alibaba – recebe aproximadamente 50 milhões de visitantes únicos por dia. Além disso, o Taobao hospeda 30 mil lojas online, o que rende 53 mil itens vendidos a cada minuto.
Categoria: Parcerias