O que o franqueador deve saber antes de aprovar seu franqueado
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias está em plena ascensão (fechou 2010 com crescimento de 20,4% em relação a 2009, superando as estimativas de 14% a 19%). Para 2011, a previsão da associação é que o setor cresça mais 15% no faturamento e 8% no número de franquias.
Atento a crescente tendência, Robson Tavarone, sócio e diretor comercial do site de Compras Coletivas Ótima Oferta, lançou no Brasil o Sistema de Franquia de Compras Coletivas On-Line, possibilitando à marca atender aos clientes e parceiros de forma mais próxima, sem depender de representantes locais.
A primeira franquia foi inaugurada em Belo Horizonte, no dia 24 de janeiro, e a marca já conta com unidades em Bauru (SP), no Rio de Janeiro, em Salvador (BA), Mogi das Cruzes (SP), Campinas (interior de São Paulo, que atende também as regiões de Itú, Sorocaba e Indaiatuba) e em Santa Catarina (que atende Joinville e Florianópolis).
Entretanto, apesar da grande procura pelo Sistema de Franquia do Ótima Oferta, Robson Tavarone afirma que é preciso estar atento antes de fechar parceria com o franqueado. “É importante lembrar que as franquias representam a sua marca e, ainda que a Lei de Franquias (8.955/94) não determine critérios de seleção do franqueado, é essencial estar precavido na hora de aprovar quem irá representar seu negócio.”
Por isso, Tavarone cita 5 dicas importantes que podem evitar problemas posteriores ao franqueador:
Quantidade não é qualidade: Não pense apenas em multiplicar seu negócio. Lembre-se que é melhor ter dois franqueados competentes e de confiança que agreguem valor ao seu negócio do que ter dez franqueados sem o menor know-how que podem destruir a sua marca.
Critérios: Realize uma rigorosa avaliação sobre o possível franqueado. Leve em conta seu potencial como empreendedor; sua vivência com gestão de pessoas, controles administrativos, financeiros, planejamento, compras e atendimento ao cliente; as empresas em que trabalhou e as funções que exerceu; sua desenvoltura; sua capacidade de enfrentar desafios e/ou dificuldades comuns de um empreendimento; sua facilidade de se relacionar com variados perfis de pessoas; sua disponibilidade para se dedicar integralmente à franquia; entre outros pontos que revelem suas características psicológicas/emocionais e empresariais.
Seleção: Divida seu processo de seleção em etapas – é difícil definir em uma única conversa se o empreendedor está apto a assumir uma de suas franquias. Aposte em entrevistas, testes e até simulações dentro de uma das lojas para avaliar sua atuação.
Ponto comercial: Certifique-se de que a região a ser implantada a franquia é promissora, ou seja, se há demanda pelo negócio em questão. Depois, estude quais seriam os melhores pontos para fixar a unidade.
Transparência: Seja bem claro quanto às normas e aos procedimentos do seu sistema de franquia para que o possível franqueado tenha noção exata de seus direitos e deveres/responsabilidades, incluindo aspectos administrativos, comerciais, financeiros e jurídicos, além de poder avaliar suas reais condições de atuar dentro deste sistema.
Categoria: Parcerias