Wal-Mart investe em loja virtual chinesa
A Wal-Mart, maior varejista do planeta, teria investido numa loja virtual de produtos eletrônicos e comunicação da China, em um esforço para entrar no promissor e-commerce chinês. A 360buy, diz ter levantado 500 milhões de dólares em financiamento de seis parceiros estratégicos, incluindo a Wal-Mart, afirmou uma porta-voz da 360buy nesta sexta-feira
O montante da parte investida pelo Wal-Mart ainda não foi divulgado, mas a empresa parece estar ansiosa para faturar com classe média emergente da China, inclusive, recentemente teria lançado um outro site de comércio eletrônico naquele país.
“É uma jogada inteligente para eles (Wal-Mart), porque 360buy, na minha opinião, é uma das melhores empresas B2C online na China atualmente”, disse Michael Clendenin, diretor da RedTechAdvisors, uma empresa de pesquisa tecnológica.
O Chefe do Executivo da 360buy, Qiangdong Liu, disse em coletiva de impressa que os fundos seriam utilizados para construir centros de logísticas na China, aumentando sua abragência em território chinês, informou a imprensa local.
O comércio eletrônico chinês voltado para as massas é altamente fragmentado e competitivo. Os principais concorrentes da 360buy é o taobao, uma unidade do Alibaba, e a Dangdang. A 360buy tinha 14,1 por cento do mercado B2C chinês no terceiro trimestre de 2010, enquanto que a Dangdang possuía 3,7 por cento deste mercado.
Categoria: Parcerias