Executivo dá dicas para melhorar a performance no Google Shopping
Um dos canais mais populares para atrair consumidores, o Google Shopping vem sendo utilizado por mais e mais lojistas atualmente. Contudo, muitos lojistas utilizam o Google Shopping e não obtém o resultado esperado na ponta final da equação: as vendas.
Conforme indica Maycon Fortes, gerente de vendas da Magamobi, a definição da estratégia é um ponto crucial para que o lojista conquiste mais vendas nesse tipo de canal: “E isso vai desde a precificação até a otimização de conteúdo dos seus produtos”. Para orientar os empresários nesse quesito, Fortes concebeu uma lista com sete dicas para aplicar em campanhas de Google Shopping.
Dica 1: Atenção para os dados dos produtos. Qualidade e atualizações são indispensáveis.
Segundo o executivo, o feed, ou lista de produtos, deve prezar pela qualidade dos conteúdos e estar sempre atualizado. O desempenho do anuncio é paralelo aos dados que estão no feed do Google Merchant Center1.“Para criar uma boa experiência de compra, sem armadilhas, garanta que os usuários vejam nos anúncios do seu feed as mesmas informações que estão disponíveis no seu site; evite anunciar produtos que estão fora de estoque, pois resultam em desperdícios de cliques; e faça atualizações diárias e garanta que está fazendo isso corretamente, removendo, atualizando ou adicionando novos produtos.”
Dica 2: Foque nos melhores produtos
Quanto mais produtos alvo, mais decisões deverão serão ponderadas. Por isso, Fortes recomenda concentrar esforços nos produtos com melhor desempenho. “Não estou sugerindo jogar todos os ovos em uma cesta, mas como pode parecer mais fácil se concentrar unicamente em otimizar um grupo de produtos, talvez isso signifique gastos desperdiçados com produtos de baixo desempenho”, explica. O executivo ainda pontua que o orçamento deve ser usado em categorias que tragam mais tráfego e mais conversões: “Seja esperto! Analise caso a caso, pois cada grupo de produtos irá se comportar de forma diferente, use o histórico de informações do Google Shopping e compare dados antes dessa decisão”.
Dica 3: Impulsione lances em produtos com melhor performance
A impulsão consiste em aumentar os lances de produtos, marcas e categorias que apresentem alto desempenho. “O Google Shopping possui a opção de grupos de produtos com até sete atributos, dessa forma você consegue chegar ao nível de código do produto e utilizar lances diferenciados para cada um, aumentando ou diminuindo de acordo com o desempenho. Não tenha medo de aplicar ajustes”, acrescenta.
Dica 4: Mantenha-se competitivo
Através do novo recurso de dados de benchmarking4 do Google Shopping, os anunciantes têm a oportunidade de comparar o desempenho de suas campanhas aos da concorrência. “Para comparar as performances use as métricas competitivas para Google Shopping, disponíveis através da interface do Google Adwords.”
Importante:
Índice de referência CTR (Taxa de cliques)
“Anunciantes querem sua marca nas principais posições, mas é muito fácil deixar escapar o 1º lugar. Use o índice de referência CTR, ou seja, a taxa de cliques, para monitorar o seu posicionamento em relação à concorrência. Se o índice de referência CTR estiver mais elevado do que o seu CTR para determinado grupo de produtos, provavelmente os concorrentes estão trabalhando com uma oferta melhor, frete grátis ou queima de estoque. Seja o que for, preços mais agressivos alcançam melhores posições, portanto procure formas de aumentar o seu CTR para esse grupo.”
Para adicionar a função no relatório de desempenho abra a checkbox ou caixa de seleção ‘Colunas’, clique em ‘Modificar Colunas’ e selecione a opção ‘Métricas Competitivas’. Também é possível personalizar relatórios de desempenho para atender às necessidades de cada conta.
Índice de referência CPC Max (Custo máximo por clique)
O Índice de referência CPC Max aponta quanto pagam os concorrentes com produtos similares.
“E se o seu CPC Max for significativamente menor do que o CPC de referência? Teste! Essa é uma possibilidade de aumentar os seus lances e testar qual será o efeito sobre o seu CTR, afinal você tem uma sobrinha! Já se o seu CPC Max for maior, talvez você esteja gastando mais do que o necessário para alcançar uma boa posição.”
CUIDADO: Utilize os valores de referência como uma pitada de sal!
“Afinal você é quem sabe como a sua conta se comporta. Você é quem sabe se aumentar ou diminuir os lances para atender os valores de referência poderá ou não ser uma boa abordagem de desempenho. Mais uma vez, fica a dica: Olhe para os históricos de desempenho antes de decidir mudar seus lances.”
Dica 5: Utilize as frases promocionais a seu favor
O Google Shopping permite adicionar um texto promocional ao anúncio comercial.
“Abuse da criatividade e chame a atenção! Suas promoções podem envolver um chamamento como ‘Confira!’, ofertas como ‘frete grátis’ e ‘5% de desconto’ ou até sazonalidade como ‘BlackFriday!’ É importante certificar-se que a informação seja relevante e condizente ao conteúdo do seu site, caso contrário o Google não vai veicular seus anúncios.”
Dica 6: Defina CPC’s diferentes por regiões
Atente-se às questões regionais. “Use um ajuste de lance para elevar o CPC em regiões de alto tráfego e receita e para diminuir em regiões de baixo tráfego que convertem pouco.”
Dica 7: Dispositivos móveis, tome cuidado.
A modalidade é o ponto crítico. “Comece sem nenhum ajuste de lance para dispositivos móveis com navegadores completos, mas mantenha o olhar atento sobre ele. Muitas empresas descobrem que pagar por cliques em mobile não é rentável. Eu recomendo um ajuste de -70%, mas não tenha medo de experimentar! Faça experiências, arrisque, teste o Google Shopping. Tente identificar qual é a melhor estratégia para, no seu negócio, trazer o maior número de conversões possíveis com o orçamento que você tem disponível”.
Categoria: Lançamentos