Canais móveis viram tendência entre profissionais do marketing nos EUA e Europa
O crescimento de canais móveis alimentados por smartphones e tablets é a tendência mais importante a afetar os profissionais do marketing digital, segundo conclui novo relatório conduzido pela Econsultancy e Adobe. O primeiro relatório Quarterly Digital Intelligence Briefing baseou-se em entrevista com 900 empresas, identificou as principais tendências a atuar no marketing e o efeito delas sobre os negócios.
79% das empresas que participaram da entrevista afirmaram que a proliferação de dispositivos como smartphones e tablets foi significante para elas, e dentre estes 38% afirmaram ser ela altamente significante.
Mas a pesquisa também verificou que diversas companhias ainda não estão mensurando o canal móvel de maneira eficaz. Quase dois terços dos entrevistados afirmaram acreditar ser muito importante mensurar o valor do tráfico através destes dispositivos (65%) e as diferenças entre o comportamento de visitantes móveis e de oriundos de outras canais (63%). Entretanto, menos de um quarto das companhias estão medindo estes dados (24% e 21%, respectivamente).
O diretor de pesquisa da Econsultancy Linus Gregoriadis afirma que: ”Os consumidores estão adotando o canal móvel, mas as companhias não estão mensurando isto de forma eficaz. O engajamento através de dispositivos móveis pode prover riquezas que muitas companhias estão ignorando”.
O relatório também analisa a importância dos rendimentos recebidos através de marketing de mídias sociais, com 34% das empresas considerando esta tendência como altamente significativa. Mas o estudo também conclui que a maioria das companhias falha em mensurar o valor do tráfico oriundo de redes sociais ainda que a grande maioria dos entrevistados considerastes dados como muito importantes.
Estão disponíveis duas versões do primeiro Quarterly Digital Intelligence Briefing, com cada volume apresentando dados separados entre os entrevistados na Europa e América do Norte.
Analisando os resultados encontrados no continente europeu, o estudo estima que 36% das empresas Européias acreditam que a proliferação de novos dispositivos (incluindo smartphones e tablets) é altamente significativa, enquanto 42% afirmam ser bastante significativa.
60% das empresas afirmaram que medir o valor do tráfego oriundo de dispositivos móveis é importante, enquanto 62% afirmaram acreditar ser importante medir a diferença entre o comportamento de visitantes móveis e os vindos de outros dispositivos. A proporção de companhias européias medindo tais áreas é de respectivamente 23% e 20%;
Mais de 30% das empresas européias afirmam que o marketing de mídias sociais é uma tendência altamente significante, enquanto 53% afirmam ser altamente significativo.
Os dados de mídias sociais considerados os mais importantes são os sentimentos com a marca (65%) e o valor do tráfego originário de redes sociais (71%). Apenas 25% das empresas européias entrevistadas medem o sentimento de marca, enquanto 17% medem o valor originário de canais sociais.
Categoria: Pesquisas