Taxas de conversão e conhecimento da marca são as prioridades dos marqueteiros em 2014
Formas de melhorar as taxas de conversão e presença de marca são os dois pilares que nortearão as atividades dos marqueteiros em 2014. É o que aponta o “2014 State of Marketing”, pesquisa promovida pela ExactTarget’s, empresa especializada em marketing digital, com quase dois mil profissionais do ramo, no mundo inteiro.
De acordo com o estudo, o top3 de prioridades dos marqueteiros é composto por melhorar taxas de conversão (47%); otimizar a presença da marca no mercado (46%); e coletar, mensurar e utilizar dados relativos ao comportamento dos consumidores (29%). Já o ROI (Return over investment), largamente citado em pesquisas anteriores como uma preocupação, foi citado por apenas 24% dos entrevistados.
O foco na conversão em detrimento do ROI pode ser evidenciado de maneira mais acintosa ao analisar as métricas mais usadas pelos entrevistados: 67% afirmaram utilizar taxas de conversão oriundas de campanhas de marketing; 64% citaram os relatórios de abertura e cliques; e 61% colocaram as métricas de ROI como as mais importantes.
Outro estudo, realizado pela PPC professionals, empresa focada em utilizar custos-por-clique de forma estratégia, corroborou essa tendência: 85% dos marqueteiros planejam focar mais na otimização das taxas de conversão; enquanto apenas 2% esperam diminuir.
No que diz respeito ao planejamento financeiro, o relatório da ExactTarget revelou que e-mail marketing (58%); marketing para mídias sociais (57%); e SEM/SEO (54%) devem ser as áreas que mais receberão investimentos. O padrão de investimentos segue a mesma linha das respostas obtidas em outra pesquisa recente sobre o assunto, promovida pela StrongView, também especializada em marketing digital.
No topo da lista com as áreas de marketing digital que são mais usadas pela base de entrevistados, o e-mail marketing figura com 88%; logo em seguida aparecem dados e analytics (81%); marketing para mídias sociais (78%); landing pages (75%); e SEM/SEO (73%). Com relação às menos utilizadas estão SMS (49%); gerenciamento de ofertas (48%); e web personalizada (42%).
Categoria: Pesquisas