China deve se tornar a maior economia digital do mundo em 2015
A principal potência econômica do planeta (EUA) deve perder sua hegemonia no e-commerce para a China no ano de 2015, encolhendo seu market share global para 16,8%, enquanto a participação dos chineses deve saltar para 18,8%, segundo um índice apresentado em dezembro de 2011 pela Translated. Dados do documento ainda mostram que os Estados Unidos liderou o mercado de comércio eletrônico global em 2011, concentrando 24,4% do total, seguido pela China (11,5%), Japão (6,6%), Alemanha (4,9%), Reino Unido (3,7%), França (3,4%) e Brasil (3,0%).
Dentre os países que mais devem crescer entre 2011 a 2015, China (63,4%), Brasil (43,4%) e Rússia (26,2%) encabeçam a lista, enquanto países desenvolvidos como Itália (-43,4%), EUA (-31,1%), Japão (-25,7%) e Reino Unido (-27%) são os que mais devem perder em representatividade.
O estudo também mostra que o Brasil deve saltar dos atuais 3% de participação global para ultrapassar países como Alemanha, Reino Unido e França e se tomar a quarta maior economia digital do mundo, movimentando 4,3% da receita total prevista para aquele ano.
No entanto, embora a China ultrapasse os EUA no mercado on-line em 2015, o Inglês (25,4%) ainda deve ser idioma com maior potencial de vendas pela internet, à frente do chinês simplificado (18,9%) e do espanhol (8,5%), enquanto o japonês (4,9%), alemão (4,8%) e português (4,5%) aparecem atrás por uma margem considerável.
Enquanto isso, empresas do setor de viagens parecem compreender a importância do idioma para conquistar o consumidor global, segundo um relatório publicado em novembro de 2011 pela Frommer e Tnooz. Dados do estudo mostram que um terço dos profissionais de marketing que atuam em empresas deste setor operam sites projetados com 2 a 5 idiomas, enquanto 17% têm planos para aumentar este número para mais de cinco. Além disso, quase três quartos dos inquiridos planejam aumentar (33%) ou manter (41%) os seus orçamentos alocados em traduções de suas plataformas.
Categoria: Pesquisas