Comentários na web influenciam 83% dos consumidores globais, diz estudo

| 04/10/2011 - 12:55 PM | Comentários (0)

Uma nova pesquisa global revela que os consumidores cada vez mais se utilizam das avaliações de produtos feitas por outros clientes na rede como um elemento chave em suas decisões de compra. A pesquisa também mostrou uma crescente interação direta entre vendedores e consumidores através das redes sociais como Facebook e Google+.

A quarta edição do “Consumer Shopping Habits Survey”, elaborado pela ChanelAdvisor, entrevistou voluntários da América do Norte, Europa e Austrália. Como a economia global segue enfraquecida, a empresa observou que as preferências dos consumidores são mais importantes do que nunca para os varejistas, e eles devem levar isso em conta e buscar vendas sustentáveis durante o ano todo.

Análises elaboradas por clientes são um dos fatores mais importantes nas decisões compras online, mostrou o estudo. 90% dos compradores ao redor do mundo que responderam a pesquisa afirmaram que lêem comentários sobre produtos de outros consumidores antes de realizar alguma transação, com 83% afirmando que as análises afetam a sua decisão final sobre a compra. Apenas nos EUA, quase a metade dos entrevistados (48%) afirmou ter postado alguma análise de um produto online.

Além disso, outro ponto importante do levantamento é que o conteúdo postado em murais de empresas nas redes sociais tem grande influência sobre os consumidores, com 53% dos participantes da pesquisa afirmando que comentários de produtos postados nas páginas de varejistas no Facebook e Twitter têm papel importante em suas decisões de compras.

O estudo também mostrou que as empresas de varejo estão cientes da importância de melhorarem seus sites na busca por maior engajamento de seus clientes existentes e potenciais. 34% dos entrevistados afirmaram ter se tornado fã de varejistas no Facebook, número que é ainda mais alto nos EUA (46%). Além disso, 83% afirmaram que é provável que visitem um site de  varejo que tenha sido recomendado por um amigo do Facebook.

Outros resultados da pesquisa do ChannelAdvisor incluem:

O Google segue firme como a opção número um entre os compradores online globais como o ponto de partida para buscas sobre produtos.

Compras realizadas por meio de aparelhos móveis mais que triplicaram no último ano, com 31% dos entrevistados realizando alguma compra deste tipo.

30% dos comprados ao redor do mundo afirmam que usam aplicativos de leitura de código de barras (como o RedLaser do Ebay) como um elemento em suas decisões de compra;

Os sites de compras coletivas Groupon e LivingSocial tiveram grande salto em popularidade, com mais da metade dos consultados afirmando usar ambos os site freqüentemente.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.