Como os IPs dedicados podem melhorar suas campanhas de e-mail marketing
Se a campanha de e-mail marketing da sua empresa requer um número elevado de envios de mensagens por mês e ainda com precisão e segurança, você precisa adotar o sistema de IPs dedicados – o qual propicia aos comerciantes on-line, elevar a sua performance e acompanhar com exatidão a qualidade das suas ações.
De acordo com Rodrigo de Almeida, Diretor Comercial da Dinamize, especializada em comunicação digital, e Diretor de E-mail Marketing da ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto -, o maior diferencial competitivo dos IPs dedicados é o fato de, por serem utilizados por um único anunciante, informações como bounces, spamtraps, denúncias de spam, bloqueios, etc, refletirão especificamente a realidade de cada cliente. “Além disso, IPs dedicados são uma condição sine qua non para se pleitear a certificação da Return Path, o que, em última instância, ajuda a melhorar ainda mais os resultados das campanhas de e-mail marketing por assegurar uma melhor entrega das mensagens na caixa de entrada de provedores como Hotmail e Yahoo”, explica ao E-Commerce News.
A partir do momento em que o anunciante possui IPs de seu uso exclusivo, se ele adotar boas práticas em relação a todos os aspectos que influenciam a entregabilidade, tais como conteúdo, configurações técnicas – SPF, CNAME, DKIM -, e, engajamento de audiência, sua reputação como remetente, e a dos IPs que utiliza, entrará em um círculo virtuoso, ou seja: quanto mais correta e engajada forem as campanhas, maior será a reputação dos IPs e melhor será a entrega na caixa de entrada, assegura o executivo. “Temos clientes como a Wine, por exemplo, que possui IPs dedicados e fazem uma excelente gestão de suas campanhas de e-mail marketing. Com isso, possuem taxas de aberturas superiores a 60%. Já em uma infraestrutura compartilhada, sem o devido cuidado no gerenciamento, a reputação dos IPs pode ser afetada por outro remetente, ainda que os demais anunciantes sigam as boas práticas”, justifica.
Ainda assim, Almeida ressalta a importância de se preparar os IPs dedicados para uma grande quantidade de envio, haja vista que, segundo ele, existem vários mecanismos de antispam e blacklists para diagnosticar envios abusivos e spam. “Um deles é o volume de mensagens enviadas por IP por dia ou por hora. Assim, ao iniciar com uma infraestrutura de envio com IPs dedicados, ainda que perfeitamente configurada, é fundamental enviar quantidades pequenas e, gradualmente, ir aumentando, dia após dia, semana após semana. Afinal, os novos IPs não possuem um histórico de grande quantidade de envios por dia e poderão ser bloqueados por provedores ou caírem em blacklist. Os ESPs – E-mail Service Providers – podem ajudar seus clientes a definirem a melhor maneira de fazer o aquecimento dos IPs, também chamado de warm up”, orienta.
Para potencializar o uso de IPs dedicados, ou seja, aumentar o resultado das suas campanhas de e-mail marketing, o executivo recomenda algumas estratégias, dentre elas, as seguintes:
a) Prepare um conteúdo que seja bem exibido em dispositivos móveis, pois a maioria dos consumidores filtra seus e-mails em smartphones antes de lê-los no computador, e priorize texto puro às imagens;
b) Certifique-se de que todas as configurações da sua infraestrutura, como reverso dos IPs, SPF, DKIM, etc, estejam perfeitas e funcionais;
c) Audite sua base regularmente, eliminando hardbounces, e dê um descanso para os destinatários inativos. Recomendo um descanso de um mês para as pessoas que há três meses não interagirem com sua mensagem. E esse cuidado é recorrente;
d) Trabalhe de forma segmentada. Identifique os assuntos de maior interesse da sua audiência e tente desmembrar suas ações ‘gerais’ em ações específicas sobre os conteúdos que sua audiência mostrou ter interesse. Isso aumenta o engajamento enormemente;
e) Por fim, analise periodicamente a base de opt out (descadastros), fazendo pesquisas por telefone ou correio, mesmo que por amostragem, a fim de identificar qualquer ruído na comunicação com seu público e, claro, poder corrigi-los.
“Em suma: trate suas ações de e-mail marketing com o cuidado e atenção que elas merecem. Pesquise e aprimore os 4 Ps do E-mail Marketing em suas campanhas. O e-mail marketing é a galinha de ovos de ouro do marketing digital: dá muito resultado, a um custo muito acessível e é simples de fazer. Por isso, existe a tendência de sermos negligentes com ele. Em algum momento, essa negligência cobrará seu preço”, enfatiza o executivo.
Ele acrescenta ainda que, apesar dos bons resultados alcançados por meio dos IPs dedicados, investir em uma infraestrutura de IPs compartilhados não é, necessariamente, ruim. “Em muitos casos, inclusive, é desejável. Um cliente que tem envios esporádicos, por exemplo, pode prestar melhor atendimento em relação a custo e performance, se utilizar uma infraestrutura compartilhada que seja bem gerenciada”, dá a dica e finaliza.
Categoria: Pesquisas