comScore divulga relatório sobre a web brasileira
A comScore, especializada em pesquisas de mercado, divulgou ontem, 7, o relatório anual 2013 Brazil Digital Future in Focus, que analisa como as principais tendências no uso da internet – mídia social, vídeo on-line, anúncios digitais, dispositivos móveis e buscas -, estão determinando o mercado atual e como tendem a tomar forma em 2013.
Para Alex Banks, diretor executivo da comScore para Brasil e Vice-Presidente na América Latina, o cenário digital brasileiro mostrou uma mudança significativa em 2012, causada pela forte ascensão das Redes Sociais. “À medida que esses veículos continuem a crescer, estarão promovendo novas e excitantes oportunidades para meios de publicação que querem atrair audiências e empresas que desejam alcançar consumidores”, considera.
Ele destaca ainda alguns dos principais apartes do relatório 2013 Brazil Digital Future in Focus.
– No Brasil, os consumidores passam mais de 27h por mês on-line em seus computadores, representando a média mais alta em termos de interação entre todos os oito mercados latino-americanos analisados;
– Os que mais utilizam a internet no País continuam sendo os jovens, 18% deles com idades entre 18 e 24 anos, e 30% entre 25 e 34 anos;
– Visualizações de páginas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones bateram um recorde, com quase 6% dos page views totais consumidos pelos brasileiros durante dezembro de 2012;
– Os sites de varejo tiveram um aumento de 9% no número páginas visualizadas, enquanto o Mercado Livre lidera em tráfego, totalizando mais de 14 milhões de visitantes em dezembro último;
– A publicidade on-line também segue em ascensão, com mais de 789 bilhões de impressões de anúncios de display exibidas no último ano;
– As redes sociais concentraram a maior parte do tempo gasto com internet no Brasil – 36%. O Facebook despontou como líder da categoria, registrando quase 44 milhões de visitantes únicos em dezembro de 2012, alta de 22% em relação ao ano anterior;
– O Brasil também obteve crescimento no consumo de vídeo on-line, com 18%. O YouTube continua sendo o principal site de vídeo, enquanto VEVO ficou em segundo lugar. No entanto, o Facebook obteve o maior crescimento – mais de 400%.
Categoria: Pesquisas
Grande destaque para o crescimento assustador das redes sociais. A interação e o engajamento estão intimamente ligados com o tempo que se passa no computador.