Eletrônicos alavancam vendas no e-commerce
De acordo com levantamento realizado pelo e-bit em parceria com a Fecomercio, as vendas de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos contribuíram para o varejo alcançar um faturamento de R$ 8,3 bilhões neste mês de agosto, um aumento de 5,6% nas vendas, e 5,4%, no faturamento.
Os setores de eletrodomésticos e eletroeletrônicos tiveram um incremento de 32,9% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado, contra um aumento de 18,1% do e-commerce. Mas se levado em consideração o período entre janeiro e agosto, o e-commerce mantém a liderança, registrando elevação de 22,6% em seu faturamento, contra 19,9% do segmento de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Para o presidente do conselho de tecnologia da Fecomercio, Renato Opice Blum, o nível de crescimento do e-commerce revela uma tendência irreversível para o setor. “O mercado digital já supera as vendas dos shoppings da Grande São Paulo”, comenta Blum, “e, em 2011, deve superar o rendimento das lojas de departamento de todo o País”.
No entanto, o assessor econômico da Fecomercio, Altamiro Carvalho, acredita que o nível das vendas deve permanecer aquecido até o fim de 2010. “O cenário que não tem como se sustentar de forma prolongada sem uma forte elevação nos níveis de investimentos”.
Categoria: Pesquisas