Redes sociais são responsáveis por apenas 1% das visitas a sites de empresas
De acordo com um estudo apresentado nesta quinta-feira (07/04) pela ForeSee Results, as mídias sociais influenciaram muito pouco no total de visitas a sites de empresas. Em média, menos de 1% delas são provenientes de uma URL de rede social, o que é quase nada se for levado em consideração o número de usuários presentes nestes canais, diz o estudo.
No entanto, apesar de apenas 1 por cento das visitas advirem de uma rede social, 18% do total são influenciadas por elas. Neste caso, o estudo sugere que as empresas dividam o tráfego em dois grupos – o tráfego indireto (para as visitas que foram influenciadas pelas redes sociais) e o tráfego direto (para as visitas oriundas de uma “URL social”).
“O estudo nos revela que as métricas tradicionais de clickstream não apresentam corretamente o verdadeiro retorno sobre o investimento (ROI) de uma campanha em mídias sociais”, disse Larry Freed, presidente e CEO da ForeSee Results. “Até o momento as empresas foram capazes de contabilizar o número de fãs no Facebook e Twitter, mas elas ainda não encontraram uma forma de calcular um ROI tangível”, completa.
O estudo analisou cerca de 300.000 inquéritos de consumidores em mais de 180 sites de diversos setores – Drugstore.com, General Mills, ESPN, Express, Kellogg, Northwestern Memorial Hospital, Ticketmaster , Sears, e Suntrust, entre outros.
Categoria: Pesquisas
Acho que 1% pode ser um bom começo. Tudo vai depender muito do seu negócio e como posicionada está sua marca.
1% de visitas no mercado de aviação, por exemplo, significa em muitas Cias. aéreas pequenas vender cerca de 600 bilhetes no mês, ou encher 4 Airbus.
Mas o mais importante, que ainda não conseguimos medir de maneira eficiente, e o tráfego gerador proveniente da influência das redes sociais.
Estou tendo experiências de ROI 9 e muitas vezes ROI 10 em Redes Sociais, mas acredito que podemos melhorar ainda mais a medida que entendermos por completo o funcionamento (dinamica) destas redes. Por isso, quando o estudo fala que 1% é muito pouco influente, eu acho que é precipitado.