Empresas estão despreparadas para atender a demanda do novo consumidor
Que as mídias sociais e os dispositivos móveis estão alterando a forma como as empresas fazem comércio todos sabem. Mas será que estes comerciantes estão conseguindo atender a esta crescente demanda?
Uma pesquisa conduzida pela in Motion no principal mercado de e-commerce do mundo (EUA) se propõe responder a estas perguntas. Abaixo os resultados.
46% dos consumidores esperam comprar em sites de e-commerce através do seu smartphone, enquanto este recurso só é oferecido por 38% dos varejistas.
42% dos compradores querem analisar preços e a disponibilidade dos produtos através de seu aparelho móvel, serviços oferecidos por apenas 30% dos comerciantes.
44% dos clientes querem receber atualizações de status do pedido em seu telefone móvel, recurso encontrado em 30 por cento das empresas.
40% dos proprietários de dispositivos móveis têm a expectativa de usar QR Codes para acessar o conteúdo do produto, enquanto apenas 33% dos varejistas possuem este serviço.
34% dos consumidores esperam fazer compras em sites de e-commerce se utilizando de um aplicativo criado para tablets, tecnologia oferecida por 28 por cento dos varejistas.
38% dos entrevistados almejam fazer compras dentro de uma rede social. Por outro lado, apenas 22% dos comerciantes possuem lojas em sites do gênero.
26 por cento dos compradores esperam ofertas personalizadas em seus aparelhos baseadas em sua localização, enquanto que este recurso é oferecido por 20 por cento das empresas
28% dos usuários de sites de e-commerce têm a expectativa de receber ofertas segmentadas quando se encontram dentro de estabelecimentos comerciais físicos, serviço encontrado em apenas 12% das empresas.
Então, por que não estão sendo atendidas as necessidades dos consumidores? Dentre os entrevistados, 33% acreditam que há falta compromisso por parte das empresas, 36% afirmam que os comerciantes não têm a capacidade de integrar novos canais em sua plataforma de comércio e 25% acham que os lojistas são incapazes de realizar promoções nos diferentes canais.
No entanto, a maioria dos varejistas pesquisados têm planos para oferecer novos serviços sociais, móveis e locais em 2012, com 38% considerando a possibilidade de implementar a capacidade de fazer pedidos via smartphones, enquanto 20% planeja oferecer serviços baseados em geo-localização e 30% permitir que informações e preços sobre os produtos sejam visualizadas a partir de um smartphone.
Categoria: Pesquisas