Estudo revela que categorias diferentes apresentam grandes contrastes em compras omni-channel
Uma pesquisa produzida pela GfK mostrou que um dos conceitos mais em voga no comércio moderno, o omni-channel, ainda não é uma prática muito comum em todas as categorias de produtos. O estudo revelou que a maior parte dos consumidores combina experiências on-line e off-line para comprar artigos como eletrônicos (70%) e brinquedos (65%), mas uma parcela bastante pequena o faz para adquirir medicamentos (15%) ou alimentos (15%). A pesquisa foi conduzida com 8.400 consumidores, em 14 países.
O relatório elucidou que, nas doze categorias de produtos pesquisadas, 37% dos compradores utilizam tanto estabelecimentos on-line quanto off-line para fazer compras. Além dos já mencionados eletrônicos, muitos consumidores estão aproveitando ambas as fontes para comprar peças de vestuário (58%) e eletrodomésticos (57%), enquanto que produtos de limpeza (14%) aparece como a categoria menos popular neste quesito.
A incidência com que os consumidores mantêm esse tipo de comportamento na hora de comprar também varia de acordo com o país. A pesquisa mostrou que a postura “omni-channel” dos estadunidenses (70%) é bastante superior à média global (46%). Contudo, em outras seções, como beleza e cuidados pessoais, a China possui mais consumidores desse perfil, 57%, contra 31% dos EUA.
Dentre os principais motivos elencados pelos entrevistados para escolher comprar na loja, destacam-se “conseguir ver e sentir os produtos” (64%) e “porque eles podem obter produtos mais rapidamente” (63%). Já com relação às razões compra on-line, o relatório revelou que 63% optam por compras em lojas virtuais para economizar dinheiro.
Concernente aos dispositivos, um terço dos compradores, globalmente, utilizam telefone móvel para pesquisar preços enquanto estão nas lojas, enquanto 19% revelaram ter comprado algo via smartphone dentro da própria loja. Metade dos consumidores mundiais disse já ter encontrado um produto buscado através de um tablet, sendo que 42% já fizeram uma compra por meio deste aparelho.
Categoria: Pesquisas