Estudo retrata o uso de motores de busca para compras online no Brasil

A cada dia, milhões de usuários vão aos mecanismos de busca realizar pesquisas para encontrar produtos e serviços de sua preferência. Essa ação tornou-se tão comum que muitas das estratégias digitais adotadas pelas empresas se valem do potencial das buscas para fortalecer a presença da marca no ambiente online.

Mas afinal, quando se fala em pesquisa nos buscadores, entre a opção de clicar em um anúncio pago ou no resultado da busca espontânea, qual é a preferência do e consumidor brasileiro?

Para responder a essa e a outras questões, a agência de comunicação digital WBI Brasil divulga o resultado da 7ª edição do Raio-x do E-commerce: quem é quem na mente do consumidor.

Realizado anualmente, o estudo busca mapear hábitos e preferências dos e-consumidores brasileiros quanto ao uso dos mecanismos de busca para a pesquisa de produtos e serviços.

Essa edição do estudo mostra que após números estáveis apresentados nas últimas duas edições, houve um salto na preferência dos consumidores pelos resultados espontâneos. O percentual chegou a 88,86%, contra 75,93% registrado em 2009 e 74,32% em 2008. Apenas 11,14% dos e-consumidores ouvidos têm por hábito clicar nos links patrocinados, anúncios localizados na lateral direita da página de pesquisa e no quadrante abaixo do campo de digitação da busca. Em 2009, esse índice era de 24,07%, e em 2008, 25,68%.

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Segundo o diretor presidente da WBI Brasil, Paulo Kendzerski, o aumento registrado na preferência pelos resultados espontâneos se deve, em parte, à evolução no trabalho de Search Engine Optimization (SEO) desenvolvido por empresas brasileiras especializadas em marketing digital. Conforme Kendzerski, tais empresas aperfeiçoaram a questão técnica, mas mais do que isso, passaram a analisar a demanda do mercado, resultando em um trabalho com maiores ganhos para as companhias. “Se antes o posicionamento orgânico era focado nos produtos/serviços que as empresas ofereciam, agora o foco é entender como o consumidor pesquisa, adequando o site a estas demandas”, diz.

Outro dado que chama a atenção na pesquisa é o que aponta para a preferência dos e consumidores brasileiros pelo Google como buscador mais requisitado para as pesquisas na web. Esse índice chega a 97,98% contra 1,52% do Bing e 0,5% do Yahoo!. “A liderança do Google no Brasil continua crescendo, especialmente pelo hábito já construído de utilização desta ferramenta. Nenhuma outra consegue sequer competir em âmbito regional. O problema, para as outras ferramentas de busca, é que o hábito de uso do Google se acentua cada vez mais, e a tendência é de manutenção desta liderança”, projeta Kendzerski
.
Dos usuários que utilizam os mecanismos de busca para pesquisar na web, 52,98% seguem até a terceira página ou mais, 34,44% vão até a segunda e apenas 12,58% permanecem na primeira página. Segundo Kendzerski, no caso de uma pesquisa genérica, é frequente que o usuário demande um tempo maior para encontrar o que procura, o que justifica o elevado índice de consumidores que vão além da terceira página.

Por outro lado, se a busca for por um produto específico, como uma TV LED 42 polegadas de uma marca já definida pelo usuário, a probabilidade de ele encontrar um resultado satisfatório ainda na primeira página é muito maior. “É sempre importante analisarmos de forma adequada estes números, pois assim teremos um padrão de uso diferente conforme o tipo de procura. Interessante destacar que ao longo das pesquisas realizadas, este índice sempre foi muito semelhante, o que demonstra um padrão de comportamento que se sustenta”, assinala.

A 7ª edição do Raio-x do E-commerce coletou 3.092 respostas junto aos participantes das edições do Café COM Internet realizadas em 2010 em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Criado em 2001, o Café COM Internet consolida-se a cada ano como um dos principais eventos na área de Marketing Digital do país. Os temas abordados têm o foco voltado à Publicidade Online e contemplam assuntos como campanhas de Links Patrocinados,Search Engine Marketing (SEM), E-commerce, E-mail Marketing e Comunicação Integrada. Além de expor esses assuntos, o Café COM Internet também apresenta pesquisas inéditas de mercado e cases de sucesso na internet.

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
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