Executivo dá dicas para otimizar campanhas de email marketing e marketing de conteúdo

| 28/10/2015 - 12:42 PM | Comentários (0)

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Sérgio Palmeirão, diretor da Alglete

Hoje em dia, o marketing de conteúdo é a “bola da vez”, de acordo com relatórios do Instituto de Marketing de Conteúdo (CMI), 93% dos profissionais de marketing B2B e 90% dos profissionais de Marketing B2C estão praticando isso. Em uma pesquisa feita pela CMI, 75% dos profissionais de Marketing acreditam que o email marketing é uma excelente escolha de canal para distribuição desse conteúdo.

As ferramentas de email marketing evoluiram, é possível criar templates personalizados, segmentar as pessoas por local e até, comportamento. É uma ótima maneira de garantir que seus esforços de marketing de conteúdo alcance o seu verdadeiro público-alvo.

Mas, para ter sucesso através do marketing de conteúdo, não é tão fácil quanto parece, de acordo com o relatório do CMI,  o maior desafio  que os profissionais de Marketing  destacaram e enfrentam, é a falta de tempo.

Portanto, Sérgio Palmeirão, diretor da Alglete, destaca três ideias simples e eficazes para reduzir o tempo de criação de um email marketing e ajudá-lo na hora de produzir o marketing de conteúdo.

Dica 1: Tenha uma calendário editorial

O calendário editorial é um dos itens que não pode faltar. Com ele, você economiza tempo, ajuda no planejamento geral, prepara o futuro e garante uma estratégia melhor executada.

Os programas de marketing de conteúdo bem-sucedidos são executados como grupos editoriais tradicionais. Você precisa trabalhar com um calendário editorial e, quando possível, agendar a distribuição e produzir em massa.

Um calendário editorial tradicional lista o conteúdo que será publicado, juntamente com algumas informações sobre as fontes e prazos de um determinado período.  Até que ponto à frente dependerá da freqüência com que você publica, o quão rápida a sua informação precisa ser publicada e o quão organizado você é (ou pretende ser).

Com ele, você tem o controle de suas publicações, o controle das responsabilidades da equipe, prepara  o longo ou curto prazo de estratégias,  garante um foco maior nos objetivos estabelecidos no início, por conta da organização desafoga o dia a dia e por isso possibilita mais tempo para preparação de conteúdo, colabora na integração de todas as mídias, entre outras.

Em geral, você precisa planejar com pelo menos uma semana de antecedência (se você estiver publicando diariamente), e em até três meses de antecedência (se você estiver publicando mensalmente).  Não é comendável publicações inferiores a mensais e também se você decidir publicar mês sim, mês não, ou trimestralmente, provavelmente não irá obter o melhor impacto psicológico que você está procurando.

Os calendários editoriais podem ser específicos de um veículo de publicação ou podem cobrir todo o conteúdo que você publica através de todos os veículos, a escolha é sua.  Confira o exemplo abaixo de um calendário editorial muito simples, o modelo é de uma única edição de uma campanha de Email Marketing:

Dica 2: Automatize

Uma outra forma de economizar tempo é  automatizar a criação de cada edição da sua newsletter. Isso é mais fácil quando você já está publicando o conteúdo de seu Email Marketing em seu próprio site ou blog, por exemplo.

A partir de um modelo com blocos de conteúdo distintos, um programa é desenvolvido para puxar o conteúdo para cada bloco a partir do seu site ou blog já existente. Se você está segmentando sua lista, você pode automatizar a personalização baseado em personalidade ou outros critérios.

Embora esse tipo de automação requer um investimento inicial, o custo do andamento da automação tende a ser muito baixo, muito mais baixo do que criar manualmente cada edição da sua newsletter. A chave para o sucesso,  é desenvolver as definições de bloco de conteúdo iniciais e ir mapeando cada um para onde o conteúdo do bloco será puxado a partir do site ou blog.

Enquanto uma automação como esta é, em sua maior parte, “criar-lo e deixar-lo lá”, é importante ter alguém monitorando as newsletters regularmente, só para ter certeza que tudo está funcionando como deveria.  É importante também, investir uma parte do tempo e os recursos livre da criação de newsletters para fazer testes e otimizar o desempenho continuamente. Por este motivo, os programas mais eficazes de automação incluem a capacidade de executar seja um teste A/B  ou testes de múltiplas variáveis.

Caso esteja dentro de seus planos automatizar o conteúdo da newsletter, o mapeamento, como mostra a tabela abaixo, pode ser uma alternativa:

Dica 3: Adicione seu próprio “take” para conteúdo de terceiros

Quer demonstrar de maneira fácil a experiência de sua organização sem sobrecarregar seus recursos internos? Comece com um artigo de terceiros ou relatórios e peça a um membro de sua equipe para lê-lo e fornecer um comentário de valor, méia de 100 palavras, referente ao item.

Esta dica é uma ótima maneira de colocar a influência da sua organização em uma edição sem investir dinheiro, tempo ou recursos para desenvolver um relatório original ou artigo. O objetivo não é resumir o artigo, mas sim, acrescentar os pontos apresentados.

Agora que já foram apresentadas algumas dicas, coloque-as em prática, organize suas estratégias, amplie seus resultados e conquiste novos clientes, boa sorte!

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Categoria: Pesquisas

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