Jogos online devem movimentar US$ 2 bilhões no Brasil até o final de 2011
O comércio eletrônico de games online deve movimentar US$ 2 bilhões no Brasil até o final de 2011, prevê um novo estudo elaborado pela Newzoo, empresa especializada em pesquisas de mercado voltadas para o setor de jogos, em parceria com a Real Games, uma das principais fabricantes de games online do mundo.
A soma entre a crescente popularidade de jogos em redes sociais, dispositivos móveis, MMO (jogadores múltiplos) e os jogos gratuitos, estão fazendo com que os brasileiros aumentem os gatos com este tipo de entretenimento, transformando este mercado em uma potência comparável ao de diversos países europeus, diz o estudo.
“Os resultados da segunda etapa da pesquisa reiteram o grande potencial do mercado brasileiro neste setor, ampliando as possibilidades de negócios para empresas e anunciantes”, explica o diretor executivo da Real Games, Ronaldo Bastos, acrescentando que os jogos se tornaram um canal essencial para as empresas ofertarem seus produtos.
O estudo também mostra que dos US$ 2 bilhões previstos para serem movimentados pelo setor este ano, os jogos e no Orkut devem responder por 11% do total, enquanto os sites dedicados a jogos casuais ficam com 15% e games multiplayers com 16%, totalizando cerca de 320 milhões de dólares. Já os aparelhos móveis devem movimentar 9% do setor.
Os jogos baixados da internet também se mostraram muito populares, segundo a pesquisa, movimentando cerca de 300 milhões de dólares, o que equivale ao total de games comprado em caixa tanto para PC quanto para Mac. No total, mais de 23 milhões de consumidores brasileiros baixaram ao menos um jogo para PC ou para Mac, sendo que 64% utilizam software de compartilhamento para obter games gratuitamente.
“Gastar pequenas quantidades de dinheiro em jogos que já experimentaram gratuitamente parece ser exatamente o que o mercado precisava para alcançar o seu potencial máximo de crescimento. Deveríamos pensar duas vezes antes de chamar o Brasil de um mercado de jogos emergente”, afirma o CEO e co-fundador da Newzoo, Peter Warman.
A pesquisa ainda releva que os consumidores gastam 38% do tempo de jogo em jogos casuais ou de redes sociais, com o Orkut concentrando 24 milhões, ou 84% do total de usuários.
Categoria: Pesquisas