Jornais de pequeno porte são os que mais cobram pelo conteúdo on-line
Dos jornais que atualmente não cobram por conteúdo online nos Estados Unidos, 85% irão fazê-lo em um futuro próximo, de acordo com um estudo de abril de 2011 da University of Missouri School of Journalism e Reynolds Journalism Institute. Os resultados da pesquisa indicam que 35% destes jornais irão iniciar a cobrança dentro de 12 meses, enquanto 50% afirmam que irão fazê-lo em um horizonte de tempo mais longo.
Curiosamente, a porcentagem de editores de jornais que acredita que os consumidores estão dispostos a pagar pelo conteúdo online é menor do que a parcela dos jornais que pretendem iniciar a cobrar. 67% dos editores discordam da afirmação “Eu acredito que nunca conseguiremos fazer os clientes pagarem por conteúdo online”, enquanto 14% concordaram e 19% são neutros.
Quase a metade (48%) dos editores afirma que as receitas geradas pelo conteúdo pago serão desprezíveis nos próximos 12 meses. Outros 34% acreditam que a cobrança irá gerar até 20% da receita digital dos jornais, enquanto apenas 12% acredita que o valor arrecadado será maior que 20% destas receitas.
Já 58% dos editores de jornais não esperam que a cobrança por conteúdo digital traga algum impacto na circulação de mídia impressa. 35% acreditam que este processo reduzirá a impressão de jornais, enquanto 4% acreditam que ela irá aumentar.
Quando se trata de exibições de páginas on-line, 59% dos editores afirmam acreditar que a cobrança irá diminuí-las em até 20% (38%) ou mais de 20% (21%). Outros 34% afirmaram que cobrar por conteúdo não vai trazer influência nas quantidade de páginas visualizadas..
40% dos jornais já estão cobrando por algum conteúdo online de acordo com o resultado de um outro estudo. Analisando este valor com relação ao tamanho do jornal, fica evidente que os jornais menores estão à frente dos grandes nesta área dos conteúdos digitais. 46% dos jornais com tiragem inferior a 25.000 estão cobrando por algum conteúdo online, contra 24% daqueles que tem circulação maior que este número.
Categoria: Pesquisas