Maioria dos voluntários de pesquisas de satisfação compartilham experiências positivas
57% dos consumidores que participaram de pesquisas de satisfação afirmam ter aceitado responder aos inquéritos para compartilhar experiências positivas, enquanto metade o fez para melhorar a empresa, segundo uma pesquisa apresentada em fevereiro de 2012 pela Chadwick Martin Bailey (CMB). Embora uma parte representativa tenha topado compartilhar sua opinião para obter algo em troca, como descontos (45%), sorteios (40%) ou receber um vale presente gratuito (28%), muitos voluntários afirmam ter participado de levantamentos para elogiar um funcionário específico (39%) ou receber melhores produtos e serviços futuramente.
De acordo com outra pesquisa divulgada pela Cint em janeiro de 2012 (Clique qui para ler), incentivos monetários (55%) tornaria a maioria dos consumidores globais mais propensos a participar de pesquisas de mercado, seguido por produtos gratuitos / brindes (34%).
Dados do estudo da CMB “Opening the Door to Customer Engagement” ainda mostram que os consumidores estão dispostos a compartilhar suas frustrações com empresas através de pesquisas de satisfação, com 82% afirmando ter atribuído uma má classificação ou resposta negativa em ao menos um estudo. Globalmente, cerca de um terço dos entrevistados que haviam completado algum inquérito foi específico ao registrar uma queixa.
No entanto, as empresas parecem não dar muita importância para clientes que classificam ou comentam negativamente. Na verdade, apenas 35% dos consumidores afirmam ter recebido uma resposta da empresa avaliada após expressar sua insatisfação. Dentre eles, 39% afirmam que a resposta foi satisfatória, enquanto 35% eram indiferentes e cerca de um quarto ficaram insatisfeitos com a explicação da empresa.
Categoria: Pesquisas