Metade dos e-consumidores brasileiros buscam por promoções e descontos, diz pesquisa
A recente pesquisa do Busca Descontos, portal de cupons de desconto que traz descontos promoções dos principais players de e-commerce do país, revelou o atual perfil do consumidor virtual brasileiro.
Utilizando a base de dados de mais de um milhão de usuários cadastrados, o Busca Descontos mapeou as identidades dos e-consumidores, trançando aspectos como idade, sexo, grau de escolaridade e itens mais procurados.
Dentro do universo pesquisado, os homens consomem mais que as mulheres no mercado virtual, apresentando 66% contra 34%. Outro ponto relevante apontado pelo estudo é a faixa etária dos consumidores. Os usuários entre 25 e 34 anos são os mais adeptos de comprar sem sair de casa, com 30%, seguidos pelos jovens de até 17 anos, representando 23%. Internautas entre as faixas de 45 a 54 e 35 a 44 anos, aparecem praticamente juntos no ranking, com 19% e 16%, respectivamente. Os consumidores entre 18 e 22 anos aparecem logo atrás com 12% dos pesquisados.
A distância entre as faixas etárias que mais apresentam consumidores reflete no grau de escolaridade da população levantada. Aproximadamente 40% dos consumidores possuem ensino superior completo, seguido com 25% de usuários que estão com o ensino médio incompleto. Logo atrás, 23% do universo pesquisado cursam uma universidade e 14% completaram o ensino médio.
A pesquisa também revelou qual é a primeira categoria acessada pelos usuários ao entrarem em uma loja virtual. Mais de 10% dos usuários procuram itens de informática, seguido de perto com games, aparelhos eletrônicos, telefonia e celulares com 8%, 6% e 6%, respectivamente. Logo atrás temos livros, eletrodomésticos, tênis e calçados, que representam 3% cada. A categoria de CDs e DVDs é a menos procurada, por pouco mais de 1% dos usuários. No entanto, a liderança fica por conta das seções de promoções e descontos, com quase 50% dos internautas.
Para Pedro Eugênio, multiplicador e fundador do Busca Descontos, a pesquisa foi desenvolvida não só para conhecer quem acessa o portal, mas sim para auxiliar as lojas virtuais a conhecerem o público alvo. “Como geradores de negócios para o comércio eletrônico brasileiro, nosso intuito é fomentar cada vez mais os lojistas virtuais com informações que venham a agregar valores para desenvolverem os negócios. Quando passamos um perfil dos consumidores na internet, possibilitamos uma forma de melhor atendê-los”, afirma.
O executivo ainda comemora os dados obtidos na pesquisa, principalmente nas categorias mais procuradas. “Quando verificamos que quase 50% dos consumidores acessam um site em busca de promoções e ofertas, identificamos que o dado evidencia que estamos no caminho certo com a missão do Busca Descontos. O brasileiro está criando cada vez mais o costume de buscar na internet por preços baixos. Hoje os cupons de descontos e vouchers já são realidades consolidadas no comércio eletrônico brasileiro”, finaliza Eugênio.
Categoria: Pesquisas