Motores de busca ainda são o principal ponto de partida para o e-consumidor

| 08/08/2011 - 01:53 AM | Comentários (1)

Mais da metade dos consumidores que compram na web com freqüência utilizam pelo menos uma parte do seu tempo em redes sociais como o Facebook e o Twitter para buscar idéias sobre compras, de acordo com nova pesquisa realizada pela consultoria The E-taling Group. Entretanto, apenas 3% afirmaram que se utilizam destas redes como ponto de partida para realizar pesquisas sobre compras.

Os resultados, baseados em uma pesquisa realizada em Abril que entrevistou 1,004 consumidores adultos dos EUA, também destaca a emergência dos dispositivos móveis como ferramentas de compras, com ao menos um terço dos pesquisados afirmando utilizar seus smartphones para checar e comparar preços durante uma compra em uma loja de varejo físico.

Estes resultados foram obtidos a partir do estudo 2011 Social Shopping Study, patrocinado pela PowerReviews, empresa que fornece software para a elaboração de descrições de produtos online.

16% dos entrevistados afirmam que lêem e pesquisam produtos em mídias sociais com freqüência, enquanto 13% disseram fazê-lo às vezes. Por outro lado, 49% dos consumidores consultados afirmaram nunca se utilizar deste tipo de sites para pesquisarem sobre compras.

Mesmo com a crescente popularidade das mídias sociais, 44% dos entrevistados têm como ponto de partida para pesquisar produtos na internet os sites de motores de busca. 33% afirmaram partir diretamente para sites de varejistas para conhecer mais acerca de um produto que desejam, enquanto 20% vão diretamente ao site do fabricante. 2% começam a pesquisar um produto perguntando recomendações para membros de redes sociais, enquanto 1% afirmam começar postando perguntas no Twitter.

A pesquisa também mostrou que os consumidores estão utilizando o Google Shopping, site de comparação de produtos da gigante líder dos motores de busca que inclui preços de diversos varejistas juntamente com descrições de produtos. 31% afirmam utilizar o site para comparar preços, 29% afirmaram ler descrições dos produtos e 22% afirmaram o utilizar para procurar por varejistas locais que tenham o produto de que precisam

79% dos entrevistados afirmaram realizar ao menos metade de suas pesquisas acerca de um produto por via online antes de fazer uma compra, número acima dos 50% que afirmaram o mesmo na pesquisa anterior realizada em 2011. 15% dos pesquisados afirmou gastar 90% ou mais de seu tempo online pesquisando produtos.

A pesquisa também mediu o impacto que smartphones com acesso à internet trazem para a forma como os consumidores pesquisam produtos antes de uma compra. Quando questionados sobre as compras de produtos que realizaram nos últimos três meses, 33% afirmaram que utilizou seu telefone celular para checar vendas e promoções, 32% verificaram a classificação e comentários sobre produtos em seus telefones e 31% checaram preços através do Amazon.com. 26% usaram seu telefone para checar se uma loja tinha um produto específico em seu estoque.

A Pesquisa concluiu que os Consumidores não param de pesquisar produtos via internet nem quando entram em lojas físicas. 38% dos consumidores afirmaram que utilizam seus telefones móveis para olhar por cupons promocionais que podem ser trocados por produtos em lojas de varejo. 36% afirmam pesquisar preços de produtos na Amazon.com enquanto estão dentro de uma loja e 35% disseram que escaneiam códigos de barras para comparar preços ofertados por outros varejistas. 33% afirmam checar online os preços de um varejista quando estão dentro de sua loja e 25% disseram ser propensos a comprar de um varejista online enquanto estão em uma loja física de um concorrente.

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Categoria: Pesquisas

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Comentário (1)

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  1. valsanthos disse:

    Pena que ainda não está disponível no Brasil, é uma promessa de uns 2 anos já. Vamos aguardar…

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