Pesquisa revela baixa qualidade dos sites de M-Commerce
Novo estudo indica que os varejistas podem estar perdendo negócios por conta de maus serviços oferecidos por suas plataformas de m-commerce, a ponto de jogarem fora a oportunidade de seus clientes comprarem bens e serviços de forma segura através desses dispositivos.
O trabalho, conduzido pela Tealeaf sob encomenda da Econsultancy, descobriu que os consumidores normalmente classificam sites e aplicativos móveis como inferiores a outros canais de varejo quando se mede a facilidade em sua utilização.
Apenas 9% dos entrevistados afirmam que os estabelecimentos de m-commerce prestam um bom serviço, contra 30% dos que pensam o mesmo para sites de e-commerce. 46% dos inquiridos também disseram que a maioria dos provedores de m-commerce presta maus serviços.
Os autores do relatório concluem que em geral é a falta de financiamento para novos projetos móveis que está prejudicando a reputação dos varejistas de m-commerce com seus clientes. Por outro lado, a maioria dos consumidores considera o acesso seguro a compras online uma ferramenta valiosa nos dispositivos móveis.
É reconhecido por especialistas do ramo que existem muitas variáveis que podem limitar a flexibilidade com que os varejistas são capazes de implantar serviços de m-commerce. Ou seja, eles têm de se adaptar a um denominador comum com seus clientes, o que pode significar prover serviços mais simples, mas que sejam de fácil manuseio para os usuários de dispositivos móveis.
Outro estudo descobriu que quase um quarto dos consumidores realizaram uma operação de compra via smartphones em 2010, percentual que deve aumentar ainda mais este ano. No entanto, 83% destes consumidores afirmaram enfrentar alguma experiência em que foi impedido de comprar algo desejado, o que sugere que os problemas com m-commerce estão enraizados no mercado.
Um ponto por onde pode se iniciar uma melhoria nos serviços de m-commerce é melhorar o serviço de check-out oferecido pelo sites e aplicativos móveis, pois ao torná-los mais rápidos e eficientes trarão um novo impulso para as vendas.
A pesquisa foi realizada com usuários dos Estados Unidos
Categoria: Pesquisas