Consumidores estão insatisfeitos com e-commerce em dispositivos móveis, diz pesquisa
A Demandware, que vende serviços voltados para o comércio eletrônico, divulgou hoje o resultado de uma pesquisa que indica que os varejistas não estão preparados para atender as demandas dos Smart Consumer (proprietários de Smartphones e similares). Os dados destacam a diferença entre os canais de vendas que os comerciantes oferecem e a forma de comércio que os consumidores esperam que as marcas ofertem.
“Enquanto 87% dos varejistas entrevistados reconhecem que tem falhas em atender as demandas de vendas multicanais dos consumidores, apenas metade acredita que suas empresas devem passar por mudanças radicais”, afirmou Driscoll Jamus, vice presidente de marketing da Demandware.”Nossa pesquisa sugere que todos os varejistas devem adotar as novas tecnologias e mudar a forma como abordam o comércio multicanais para conseguir atender as expectativas dos consumidores.”
A diferença entre as expectativas dos consumidores e a oferta de plataformas multicanais de vendas por parte dos varejistas pode ser ilustrada em alguns exemplos abaixo, retiradas do estudo da Demandware:
Apenas 12% dos varejistas permitem aos consumidores baixar um aplicativo para vendas on-line, enquanto 23% dos consumidores já se utilizam deste recurso e 50% pretendem fazê-lo no futuro.
54% por cento dos consumidores gostariam que os varejistas oferecessem um dispositivo em que se clique em algum código de barras ou etiquetas inteligentes de suas revistas e catálogos que conectem a algum site de vendas, mas apenas 12% dos varejistas pesquisados já oferecem este recurso.
Enquanto 62% dos consumidores afirmam que pretendem comprar produtos ou serviços via dispositivos móveis, apenas 32% dos varejistas oferecem este serviço.
Apenas 29% dos varejistas permitem que os consumidores utilizem seus telefones celulares para verificar a disponibilidade de um produto no estoque, enquanto 38% dos consumidores têm este hábito e 52% esperam fazê-lo no futuro.
23% dos varejistas permitem aos consumidores adicionar itens a seus carrinhos de compras através de dispositivos móveis e complementar mais tarde em algum desktop, mas isto é um desejo de 51% dos consumidores.
“Essa pesquisa busca mostrar as marcas que oferecer apenas um canal de comércio tradicional (off-line) já não é mais suficiente. Consumidores de dispositivos móveis estão exigindo que as empresas ofereçam vendas multicanais.”, continuou Driscoll. “Marcas que não se comprometam com as expectativas crescentes dos consumidores quanto as suas próprias realidades operacionais estarão em desvantagem com a concorrência neste mercado em expansão”
Categoria: Pesquisas