Pesquisa revela insegurança dos usuários com fraude online
De acordo com uma pesquisa elaborada pela Lieberman Research Group, que teve como objetivo calcular a percepção dos consumidores em relação a segurança nos setores nacional, financeiro e pessoal, revelou que 85 por cento dos brasileiros estão seriamente preocupados com fraudes na internet, principalmente relacionadas a cartões de crédito e débito. Em terceiro lugar, com 77% das respostas e atrás da preocupação com epidemias, ficou o roubo de identidade – acesso e uso indevido de informações pessoais por terceiros.
As compras realizadas pelo e-commerce ainda são motivo de preocupação para 51 por cento dos entrevistados. Apesar do índice estar alto, analistas afirmam que a tendência é de queda, pelos investimentos em segurança por parte das empresas, e o surgimento de leis que ajudam na regulamentação deste setor, mas que ainda estão longe do ideal.
Ainda de acordo com a pesquisa, 60% dos internautas disseram estar preocupados com spam, principalmente com o cavalo de tróia – vírus utilizado para roubar senhas de usuários e empresas. No entanto, poucos se preocupam em proteger suas informações em equipamentos móveis como celulares, apesar de 39% afirmarem que alteram suas senhas com relativa frequência.
A pesquisa contou com a participação de 1.500 brasileiros entre 18 e 65 anos, metade do sexo masculino, e metade do sexo feminino, em oito capitais do Brasil.
Categoria: Pesquisas