Pesquisa revela que ter Antivirus é a principal precaução de consumidores para realizar compras online com segurança
O MercadoPago, facilitador de pagamentos, realizou uma pesquisa sobre segurança online com mais de 950 consumidores. O estudo aproveitou o ensejo do Dia da Internet Segura, celebrado ontem, 10 de fevereiro, e trouxe algumas das principais preocupações dos internautas na hora de comprar online, além de mapear hábitos de acesso e privacidade.
De acordo com a pesquisa, o dispositivo mais seguro para navegar na web é o desktop, seguido pelo notebook, celular e, em último lugar, tablet. A maior parte dos entrevistados revelou que costuma acessar a Internet de casa (93%), seguida por local trabalho (55%); rua (10%); casa de amigos (7%); e lan houses (3%). Curiosamente, 61% dos consumidores afirmaram que pessoas estranhas não estão autorizadas a usarem seus tablets e smartphones.
Dentre os principais cuidados mencionados para uma navegação segura na Internet, especialmente na hora de realizar transações online, 83% dos respondentes elencaram o “antivírus” como o principal ponto a ser atentado. “Observar se está em um ambiente seguro (http://)” foi citado por um terço dos entrevistados (66,7%), enquanto “desconectar dos sites ao sair” (65,1%); “limpar cookies com frequência” (48,3%); “utilização de tokens de segurança” (35,6%); e “trocar senhas com frequência” (33,4%) foram outros cuidados citados com frequência pelos usuários.
Para Marcelo Coelho, diretor-geral do MercadoPago no Brasil, além das empresas, os usuário também devem manter cuidados na hora de acessar portais e lojas virtuais: “Muitas empresas oferecem em suas páginas dicas de segurança para transações na Internet e o consumidor precisa ver essa segurança como uma prioridade”, comenta.
Categoria: Pesquisas