PME’s subestimam o potencial das mídias sociais como aliadas do e-mail marketing
Segundo uma pesquisa divulgada em fevereiro, pela GetResponse, apesar de cerca de 3 em cada 4 PME’s globais (maioria dos EUA) usarem táticas voltadas para o e-mail marketing, tais como crescimento orgânico da base de e-mail através de formulários online, apenas 41% das empresas incluem esses formulários em suas páginas do Facebook. Além disso, menos da metade adiciona aos e-mails ícones de compartilhamento de conteúdo.
Nesse aspecto, as PME’s parecem estar atrasadas: de acordo com um estudo divulgado em fevereiro, pela Econsultancy, em parceria com o Email Experience Council (clique aqui para ler), 69% das organizações norte-americanas incluem os ícones para compartilhamento em seus e-mails, enquanto outros 13% planejam fazer isso.
Segmentação de mailing também não é popular
O estudo da GetResponse indica que apenas 42% das PME’s entrevistadas segmentam suas listas de e-mail com base em dados pessoais dos seus contatos ou em seu comportamento, tais como abertura dos e-mails e clicks. A limpeza das listas também deixa a desejar: somente 38% declararam remover os contatos inativos, e apenas 36% tentam recuperá-los através de campanhas de reativação. Além disso, as PME’s aparentam estar ignorando os riscos decorrentes de endereços ruins: apenas 53% usam sistemas de envio de e-mail que processam automaticamente os soft/hard bounces (e-mails devolvidos por problemas temporários/permanentes) e tomam as devidas providências com os endereços.
Ainda assim, maioria segue as boas práticas
Na pesquisa, 72% dos entrevistados informaram que enviam um e-mail de confirmação de opt-in, enquanto 71% insere links de cancelamento de cadastro em seus e-mails. No geral, as empresas entrevistadas declararam uma taxa de entrega em torno de 97%, sem apresentar, para a maioria, grandes problemas na chegada às caixas de entrada dos principais serviços de e-mail.
Maiores PME’s ainda não estão socialmente integradas
As PME’s com mais de 500 empregados tendem a apresentar adoção de vários métodos de construção de listas e estratégias de otimização de formulários de inscrição, tais como utilização destes formulários com a finalidade de aumentar as listas, coleta offline de contatos através de formulários de papel, além de informar aos assinantes exatamente o que irão receber. Entretanto, essas empresas maiores apresentaram uma tendência muito menor a manter uma página no Facebook com formulários de inscrição para a newsletter do que as companhias que possuem entre 11 e 240 funcionários (57% x 82%), o que indica uma possível subestimação do poder da integração das mídias sociais. De maneira similar, apresentaram percentual menor também para o uso de ícones de compartilhamento social.
Outros dados importantes:
Grande parte das PME’s adotou medidas como envios regulares de e-mails (70%), personalização (58%), textos atrativos no campo “assunto” (68%) e análises estatísticas (61%).
69% dos entrevistados afirmaram possuir um percentual de reclamação abaixo de 0,2%.
Categoria: Pesquisas